Sergipe participa da campanha nacional 'Um dia no Parque'

Publiciado em 18/07/2019 as 13:00

No próximo domingo (21), acontece em todo o Brasil, a campanha “Um dia no Parque”, para chamar atenção da população sobre a importância das Áreas de Preservação Ambiental (APAs). Em Sergipe, as três Unidades de Conservação da Natureza (UCs) que farão parte do movimento são: APA Morro do Urubu, em Aracaju, Mata do Junco, em Capela e Monumento Natural Grota do Angico, em Poço Redondo/ Canindé do São Francisco. 

No dia da ação, nessas unidades de conservação ambiental acontecerão algumas atividades voltadas para preservação e manutenção do meio ambiente. Na APA Morro do Urubu, será realizado o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e uma trilha ecológica pelo parque; na Mata do Junco, as atividades serão trilha com alunos da rede municipal de ensino e plantio de árvores nativas, e no Monumento Natural Grota do Angico, a atividade será uma prática de campo, com identificação de espécies da Caatinga.

As ações serão realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma). Segundo o gerente de Meio Ambiente da Sedurbs, Elísio Marinho, este é um dia de conscientização nacional sobre a importância da Preservação e Conservação da biodiversidade nas Unidades de Conservação e áreas legalmente protegidas.

“O intuito é de garantir os benefícios ecossistêmicos proporcionados por estas áreas protegidas. Esses ecossistemas são fontes de pesquisa, ecoturismo, educação ambiental e lazer para população, e somente tornando cada dia mais acessível e conhecida é que poderemos proteger as nossas Unidades de Conservação da Natureza”, afirma.

No Brasil, mais de duas mil UCs ajudam a proteger a rica biodiversidade e a história do país, e a campanha “Um Dia no Parque”, realizada pela Coalizão Pró UCs quer celebrar as Unidades de Conservação ao incentivar a visitação a estas áreas. Para mais informações sobre a campanha acesso o site www.umdianoparque.net

Unidades de conservação ambientais de Sergipe

O Monumento Natural (MONA) Grota do Angico, que fica no Alto Sertão Sergipano, em Poço Redondo e Canindé de São Francisco, é uma unidade de conservação estadual criada através do Decreto 24.922 de 21 de dezembro de 2007. A região abriga remanescentes florestais da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro e quase em sua totalidade nordestino. O local, além de deter de elementos culturais importantes para o Estado, mantém a integridade dos ecossistemas naturais da Caatinga, sendo campo de desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo. Segundo o último relatório do Ministério do Meio Ambiente, a Reserva Monumento Natural Grota do Angico, abriga 25 espécies de mamíferos; 150 de aves; 45 de répteis e anfíbios; e 180 de vegetais. 

“O Monumento Natural da Grota do Angico é uma unidade de conservação criada e mantida pelo governo do Estado, que tem uma importância fundamental para a preservação da nossa Caatinga e da fauna também daquela região, ou seja, da biodiversidade. As ações de conservação empenhadas ali mostram o compromisso do governo com o meio ambiente e com a nossa caatinga, disponibilizando estrutura e área de reserva para a sociedade, para os que fazem estudos pesquisas e, também, para os amantes do ecoturismo”, explica o superintendente Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha.

Em Capela, no Leste Sergipano, a 67 km da capital, o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Estado. O Refúgio objetiva preservar um fragmento do bioma brasileiro mais afetado pela ação antrópica, a Mata Atlântica. 

Na Mata do Junco, encontra-se a presença de uma das espécies de primatas mais ameaçadas de extinção do Brasil, o Callicebus coimbrai, conhecido como guigó-de-Sergipe, espécie de distribuição geográfica restrita a Sergipe e Norte da Bahia que tem uma população significativa. 

Já a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata do Cipó, em Siriri, também no Leste Sergipano, tem aproximadamente 60 hectares de Mata Atlântica e está localizada entre os municípios de Siriri e Capela. A localidade possui características naturais extraordinárias e tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-la com os objetivos de conservação da natureza. 

O Estado gere ainda, duas Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Litoral Sul, que abrange Itaporanga, Estância, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba, e a APA Morro do Urubu, na área urbana de Aracaju.

Da ASN