Campanha Outubro Rosa foi lançada nesta segunda-feira

Publiciado em 01/10/2018 as 14:02

A Associação de Apoio ao Adulto com Câncer de Sergipe (AAACASE) inicia nesta segunda-feira, 1º de outubro a campanha Outubro Rosa, um movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. A doença consiste na primeira causa de morte por câncer entre as mulheres do mundo.

A edição deste ano tem como tema "Eu Venci" e conta com uma extensa programação que inclui exposições de fotos, distribuição de laço rosa, palestras, lançamento do Projeto ‘’AAACASE VALORIZANDO VIDAS’’, oficina de cackes, dia da beleza, aulão de zumba no Parque da Sementeira.

Todas as atividades são gratuitas.

Exposições

Como parte do evento do Outubro Rosa, A AAACASE (Associação de Apoio ao Adulto com Câncer) e RAFAELA MACEDO, fundadora do Oncolegal, realizarão no mês de outubro exposição com 20 fotos e relançamento do livro Oncolegal. Trata-se de um guia fundamental para quem acabou de receber o diagnóstico do câncer e orientações sobre os direitos dos portadores da doença.

Entre os dias 19 a 27 de outubro acontecerá exposição fotográfica nos shoppings Jardins/Aracaju e Peixoto/Itabaiana. As mostras reúnem trabalhos de 2 fotógrafos sergipanos sobre 20 mulheres que aceitaram o desafio de contar como enfrentaram o câncer de mama. O objetivo da exposição é proporcionar as mulheres que venceram o câncer sentimentos de SUPERAÇÃO e VITÓRIA contra a doença, dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela AAACASE, proporcionando legitimidade desta instituição, criando credibilidade em suas ações e formar novos parceiros,

Conscientização

“O Outubro Rosa é um mês para as mulheres se conscientizarem que precisam fazer a mamografia. ‘’Precisamos vencer o medo de realizar o exame e enfrentar o diagnóstico”, diz a presidente da AAACASE, Neide dos Santos. Segundo ela, a campanha busca alertar as mulheres para que façam os exames preventivos do câncer de mama não somente durante o mês de outubro, mas ao longo do ano, permitindo assim fazer o diagnóstico precoce, tratar e superar a doença a tempo.

Câncer de mama

O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres. Estimativa do INCA para o Brasil revelam 59.700 novos casos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Prevenção

A melhor forma de prevenir esta doença é por meio do exame clínico anual e da mamografia. De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a partir dos 50 anos deve ser realizada pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta causa. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002.

Programação AAACASE

Abertura

Dia 1º -

Às 15h abertura do evento, no anexo da AAACASE, Rua Joana de Souza Bonfim, 200 Inácio Barbosa com a distribuição de laço rosa.

Às 16h palestra com a Médica Ginecologista Elaine Angelo, falando sobre sexualidade e estética íntima. Coffee breack.

Às 17h30 iluminação rosa do prédio. A cor rosa é o símbolo da campanha.

Dia 03

Às 8h palestra sobre Alimentação saudável com alunos do curso de nutrição da Estácio, no anexo Rua Joana de Souza Bonfim, 200 Inácio Barbosa.

Às 16h Lançamento do projeto ‘’AAACASE VALORIZANDO VIDAS’’, no Casarão da Praia.

O projeto é formado por voluntários e assistidos em tratamento oncológico que se dispuseram a construir processo de humanização através do lúdico, do humor, da autoestima e, acima de tudo, do amor ao próximo. São pessoas que já passaram e passam por tratamento, auxiliando pacientes internados.

Os integrantes do grupo ‘’AAACASE VALORIZANDO VIDAS’’ farão visitas semanais a pacientes, principalmente do setor de oncologia do HUSE, com brincadeiras, histórias de superação, mensagens positivas e sensibilizar a comunidade quanto à importância do trabalho voluntário.

Cada membro do grupo será representado por um pseudônimo com o objetivo de descontrair e relaxar as pessoas no momento de fragilidade e que necessitam de carinho.

Dia 10

Às 8h - Senai Dia, apresentação do Grupo Musical ‘’AAACASE EM CANTO’’ e palestra com o consultor Roberto Rofran.

Às 14h - Senai Dia, apresentação do Grupo de dança ‘’AS GUERREIRAS DA AAACASE’’ e palestra com o consultor Roberto Rofran.

O grupo musical ‘’AAACASE EM CANTO’’ e o grupo de dança ‘’GUERREIRAS DA AAACASE’’ é formado por mulheres que lutam contra a doença e mulheres curadas.

Dia 18

Às 8h – Oficina de Cakes com Jeane Cakes no anexo Rua Joana de Souza Bonfim, 200 Inácio Barbosa.

Às 14h – AAACASE em Beleza, dia dedicado a beleza das mulheres, no anexo Rua Joana de Souza Bonfim,200 Inácio Barbosa.

De 19 a 24

Às 16h – Shopping Jardins, antiga loja Morana, exposição de fotos com mulheres em tratamento contra o câncer e mulheres que venceram a doença.

Dia 22

Às 8h e 14h – Senai Centro, Apresentação do grupo musical ‘’AAACASE EM CANTO’’ e apresentação do grupo de dança ‘’GUERREIRAS DA AAACASE’’

Dia 24

Às 14h no Parque da Sementeira, aulão de zumba e panfletagem

Dia 25 a 27

Às 16h Shopping Peixoto, exposição de fotos com mulheres em tratamento contra o câncer e mulheres que venceram a doença.

Dia 26

Às 8h auditório do HUSE I Fórum de atenção à saúde das mulheres e apresentação do grupo musical ‘’AAACASE em CANTO´´

Dia 31

Às 10h - encerramento da campanha no anexo com a exposição de fotos.