Emurb vai reforçar trabalho nos bairros em julho

Publiciado em 04/07/2018 as 23:10

Com os R$ 17 milhões investidos exclusivamente na recuperação da malha viária, o trabalho preventivo desenvolvido no sistema de drenagem, a manutenção e criação de equipamentos de acessibilidade e outras atividades urbanizadoras realizadas cotidianamente pelos bairros, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), já equacionou alguns gargalos que comprometiam a infraestrutura da capital. Mais recentemente o prefeito Edvaldo Nogueira fez recomendações expressas aos dirigentes da empresa municipal para que intensificassem os trabalhos para que os problemas do passado recente não voltassem a incomodar os aracajuanos.

Atendendo às orientações e se antecipando às previsões meteorológicas que preveem chuvas contínuas para o mês de julho, o órgão municipal já estruturou um cronograma de trabalho que envolve novas equipes e rotina de trabalho dedicadas a atender as demandas.

Nos dias de chuvas, serão criadas as equipes itinerantes e, em caso seja necessário, será acionado o Comitê de Gerenciamento de Crises criado por Edvaldo Nogueira e composto por vários órgãos municipais, como afirma Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb. "As ações preventivas vêm sendo feitas mês a mês, mas, para julho, teremos que intensificar os serviços porque há possibilidade de chuvas acima da média de junho. Além disso, a gestão tem o Plano de Contingenciamento que organiza ações integradas e intercaladas entre secretarias e órgãos do município que atuam em momentos mais chuvosos", destaca Ferrari.

Já as ações destinadas a recuperação asfáltica deverão continuar, alternando com as chuvas e o tempo apropriado para este tipo de serviço. "A melhoria do pavimento foi um serviço permanente e crescente desde 2017. Criamos o Programa de Recapeamento, o mutirão de tapa-buracos nos bairros e atendemos às demandas dos corredores de trânsito e rotas alternativas. Para este mês, nossas equipes permanecerão nas ruas e de acordo atuar para resolver problemas identificados na malha viária", enfatiza o secretário.

Trabalho permanente

Desde as primeiras chuvas de junho, o contingente de profissionais foi ampliado, chegando a atuar durante a noite e aos fins de semana. As ações não foram interrompidas nem mesmo durante os festejos juninos, e terão prosseguimento nas próximas semanas. Desde a última segunda-feira, por exemplo, a operação tapa-buraco está concentrada nas avenidas Augusto Franco, Cesartina Régis, Euclides Figueiredo, Pedro Valadares, Santa Gleide, Sílvio Teixeira, Visconde de Maracaju; enquanto a drenagem está recebendo manutenção nas avenidas Euclides Figueiredo, Heráclito Rollemberg, Francisco Porto e em áreas residenciais.

Canais de comunicação

Para registrar qualquer tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Emurb por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo email comunica.emurb@aracaju.se.gov.br ou ainda pelos perfis nas redes sociais no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).