SAMU atende mais de 300 chamados na véspera de São João

Publiciado em 24/06/2018 as 15:58

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) contabilizou neste sábado, 23, véspera de São João, um total de 315 chamados através do 192, sendo que destes 121 foram trotes. Durante todo o dia, foram atendidos 81 pacientes através das unidades de Suporte Básico (USB), 27 pacientes através das Unidades Suporte Avançado (USA) e uma pessoa foi removida através do helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), de Tobias Barreto para Aracaju.

No Posto Médico localizado no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, foram registrados 11 atendimentos, sendo nove clínicos e dois traumáticos. Segundo a superintendente do SAMU, Maria Lúcia Santos, Todos os casos foram resolvidos e liberados do próprio posto. “O que prevaleceu no grupo de pacientes atendidos foram as crises asmáticas relacionadas ao clima mais frio e inalação de fumaça. Em relação aos festejos juninos e os atendimentos nos postos médicos, de um modo geral, tudo transcorreu dentro da normalidade”, disse.

O SAMU também está dando apoio no Forró Caju, festa que acontece nos Mercados Centrais de Aracaju. Na noite de ontem, foi contabilizada apenas uma remoção através de uma Unidade de Suporte Básico (USB). “Graças a toda estrutura montada para a cobertura dos eventos, casos de menor complexidade estão sendo resolvidos sem a necessidade de encaminhamentos às unidades hospitalares”, informou.

As equipes do SAMU continuarão atuando na noite deste domingo e enquanto durar o Arraiá do Povo e o Forró Caju, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Dessa forma, as equipes estarão durante todos os festejos juninos atendendo nestes postos médicos descentralizados, de forma resolutiva com o objetivo também de desafogar as portas de Urgência e Emergência.