Prefeitura revitaliza espaços públicos da capital

Publiciado em 23/05/2018 as 18:12

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem transformado vários pontos viciados de descarte de lixo em áreas de convivência para as comunidades. Desde o início da atual gestão, foram realizadas 12 revitalizações em diversos bairros da capital, beneficiando a população e tornando o ambiente mais agradável.

Como estratégia para diminuir o descarte de lixo, é montado um jardim com o uso de gramas, mudas de árvores, plantas ornamentais, além de materiais reciclados, como plásticos, garrafas, pneus cobertos com areia, além de desnível de solo, que também são utilizados como barreira para dificultar o acesso de carroceiros que queiram descartar algum resíduo no local. O descarte acontece em praças, canais, terrenos baldios e ruas, feito por moradores do local, carroceiros e até empresas de construção civil. A quantidade varia desde uma pequena bolsa de lixo até um caminhão de entulho, e geralmente ocorre durante o dia ou no período da madrugada.

Para realizar esse serviço, a Emsurb faz o mapeamento dos locais com maiores volumes de lixo. “Depois de realizarmos o mapeamento, identificamos 120 pontos críticos de descarte irregular em Aracaju. Era necessário elaborar uma ação corretiva para diminuir essa quantidade através de um projeto de paisagismo,” explicou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes. Após esse estudo, o local recebe a intervenção. “Fazemos toda a limpeza do local, recolhemos o lixo e analisamos qual o melhor projeto para ser implantado naquele espaço. Contamos também com o apoio de populares onde eles adotam o jardim e envolvem os vizinhos no cuidado com a área”, completou. Todo o lixo retirado desses locais é segregado, recolhido pelas empresas responsáveis e levado para aterros sanitários ambientalmente autorizados.

Moradora há dez anos do bairro Soledade, Aisllayne Silva, já ficou encantada com o projeto que ainda está em fase conclusão. “É a primeira vez que vejo essa iniciativa no meu bairro, fiquei surpresa, além de ser bonito, traz benefícios para a gente, como a diminuição do lixo, transmissão de doenças, muriçocas e o mau cheiro”, contou.

Além dos benefícios, o principal objetivo das revitalizações é levar de volta a tão sonhada qualidade de vida. “Fazer com que os aracajuanos possam ter orgulho de andar pelas ruas da cidade e ver que está sendo limpa, cuidada, fiscalizada, é dessa forma que a Emsurb trabalha, visando trazer a qualidade de vida para o cidadão que o prefeito Edvaldo Nogueira tanto prioriza”, falou o diretor.

Descarte irregular é crime

O ato do descarte irregular do lixo é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal nº 1.721/91. Os cidadãos que forem flagrados descartando materiais em locais irregulares estão sujeitos a penalidades pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que vão desde a autuação inicial e multa, podendo variar entre R$ 500 e R$ 500 mil reais a, até mesmo, detenção. Apesar da ação não possibilitar prisão em flagrante prevista em lei, o infrator será submetido a processo judicial e a pena irá depender da gravidade do caso, a depender dos danos causados ao meio ambiente.

As denúncias podem ser feitas pela população à Guarda Municipal por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790, pela Sema no telefone 98149-2497 ou pelo e-mail sema@aracaju.se.gov.br, pelo número 118 da SMTT, ou através da Ouvidoria da Emsurb, pelo número 3021-9908.

Pontos de coleta

Para que esse ato irregular não ocorra, a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, disponibiliza 154 caixas coletoras, sendo 71 para lixo, 23 para entulhos e 60 para resíduos de coleta seletiva (Ponto de Entrega Voluntária – PEV). Caso a quantidade de resíduo ultrapasse a quantidade de até 1m³ (que seria uma quantidade relativa a uma carroça cheia, por exemplo), a pessoa ou empresa deve contratar uma caixa para uso particular.