Fundação Brasil Ecoar ajuda a transformar a realidade dos moradores de Nossa Senhora do Socorro

Publiciado em 19/04/2018 as 14:26

Ações conjuntas de boas práticas ambientais têm mudado a vida de centenas de pessoas residentes no município de Nossa Senhora do Socorro, através da parceria entre a Fundação Brasil Ecoar e a Prefeitura Municipal.

Um exemplo disso é a conscientização sobre a coleta seletiva, desenvolvida pelos jovens aprendizes ambientais da Fundação, que batem à porta da população socorrense e disseminam informações de como o cuidado com a separação dos resíduos pode ser crucial para a segurança de quem recolhe e também para aqueles que reciclam.

Esse trabalho é feito pela Cooperativa de Reciclagem Reviravolta, através de uma logística simples: os jovens aprendizes ambientais embarcam no “Buzu da Educação Ambiental” e visitam os bairros da cidade, falando sobre a importância da reciclagem e informando os dias e horários em que os cooperados da Reviravolta realizarão a coleta do material - viabilizada através de uma parceria com a empresa Torre, que recolhe os resíduos.

Em seguida, o material coletado é encaminhado para a sede da Cooperativa Reviravolta, contribuindo de forma significativa na geração de renda aos cooperados. E para que a Cooperativa Reviravolta pudesse trabalhar com mais segurança, a Fundação Brasil Ecoar realizou a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) aos cooperados.

Blitz Ambiental
Outra ação que envolve a conscientização acerca da reciclagem e descarte correto do lixo também foi desenvolvida pela entidade. Trata-se da "Blitz Ambiental", onde um posto de troca de materiais recicláveis foi montado, para que a comunidade pudesse realizar a troca do material por brindes ecológicos, a exemplo de sacolas, mudas de plantas e brinquedos produzidos com garrafa pet.

Semana da água
Porém, as ações da Fundação Brasil Ecoar em Nossa Senhora do Socorro não se restringem apenas às questões voltadas para a reciclagem e coleta seletiva do lixo. Quando se fala em cuidado com o meio ambiente como um todo, lá está a Fundação contribuindo para a excelência das ações.

Prova disso, foi a participação da entidade na Semana da Água, realizada pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através das Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), Saúde (SMS) e Educação (Semed).

Com a temática "Soluções Naturais para a Água", o evento contou com atividades como visita técnica, palestras, apresentações teatrais, dinâmicas de grupo e o plantio de mudas de árvores, movimentando estudantes e moradores da comunidade em torno de um único objetivo: a busca por um mundo cada vez mais sustentável. E mais uma vez, os trabalhos dos jovens aprendizes ambientais foi evidenciado. Dentro de suas atividades, eles realizaram a coleta seletiva e conscientizaram a população sobre a importância do correto descarte dos resíduos para o bem da coletividade.

Sobre a Fundação Brasil Ecoar
A Fundação Brasil Ecoar é uma entidade sem fins lucrativos mantida pela empresa Torre Empreendimentos e que tem como principal missão a realização de boas práticas ambientais, através de projetos que incentivam a coletividade cidadã, a exemplo dos Jovens Aprendizes Ambientais.

Além disso, a Fundação mantém uma parceria com a Cooperativa de Reciclagem Reviravolta, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, que tem mudado a vida de ex-catadores de de lixo, além de conscientizar a população socorrense sobre a importância da reciclagem para o futuro do País.