Prefeitura viabiliza inserção de aracajuanos no mercado de trabalho

Publiciado em 19/04/2018 as 00:15

Por trás do sorriso de Vitor Rodrigues, de 25 anos de idade, uma luta que durou dois anos. Ele estava desempregado e precisava ajudar no sustento da família. Para voltar ao tão competitivo mercado de trabalho, o jovem decidiu cadastrar o currículo na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), por meio da Agência do Trabalhador. A iniciativa rendeu a vaga de vendedor externo em uma empresa que atua no ramo de vendas de pacotes de internet, TV e planos de celular.

Para conquistar essa vaga, Vitor passou por uma seleção e foi escolhido entre 23 pessoas. “Eu sempre pensei positivo e sabia que um dia esse emprego iria aparecer. Por isso, sempre atualizava o meu currículo na Fundat. Quando ligaram foi uma alegria enorme. Eu precisava desse serviço para ajudar minha esposa e meus dois filhos. Essa também é uma oportunidade de crescimento. Estou feliz e satisfeito”, contou.

Esse foi apenas um dos 697 encaminhamentos feitos pela Fundação nos dois primeiros meses de 2018. No ano passado, foram encaminhadas quase quatro mil pessoas ao campo profissional. Deste total, 270 cidadãos foram empregados. “Considerando 2016, saímos de uma taxa de empregabilidade de 4,65% para 18,15% em 2017 e já estamos no mês de janeiro e fevereiro com uma média de 45%. Então foi um crescimento considerável fruto do trabalho de toda a equipe da Fundat, desde a área de formação à área que atende a Agência do Trabalhador e a formalização do microempreendedor”, pontuou o presidente da Fundat, Luiz Roberto.

Encaminhamento

Em 2017, foram cadastrados em média 16 mil currículos. O encaminhamento das pessoas às empresas parceiras ocorre de acordo com o perfil da vaga disponibilizada. A Fundat, além de direcionar os inscritos para a seleção, busca prepará-los para disputar a vaga de emprego. “Eles são encaminhados através de uma carta de apresentação e currículo. Antes, são preparados pela Fundat para a entrevista. Eles passam em média uma hora conosco para ter noção do que falar, como se comportar, o que dizer. Essa foi uma nova metodologia adotada em 2017 e que tem facilitado a contratação dessas pessoas, pois elas obtêm um melhor desempenho durante a seleção”, afirmou o presidente.

Outra preocupação da Prefeitura de Aracaju diz respeito às pessoas com idade entre 18 e 29 anos. De acordo com o presidente, 45% delas não estão no mercado de trabalho e nem na escola. “Nós retiramos esse dado do detalhamento dos relatórios que são encaminhados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Por isso, que a gente estimula cada vez mais esse público afim de que possamos reduzir esse percentual ou colaborar para a redução dele. É um nicho que a gente se preocupa bastante”, destacou.

Onde cadastrar o currículo?

Os interessados podem comparecer à unidade da Fundação das 7h30 às 16h, situada na rua Pacatuba, 104, Centro. A pessoa também pode se cadastrar no ‘Espaço Fundat’, localizado no Shopping Riomar, das 10h às 18h, levando RG, CPF e currículo. Para mais informações, deve entrar em contato por meio do telefone (79) 3179-1331. O órgão também realiza o trabalho de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Desde o início da atual gestão, foram emitidas mais de três mil CTPS, e, somente nos três primeiros meses de 2018, alcançou a marca de mais de duas mil carteiras.