Mobilidade urbana: investimentos do governo oferecem espaços públicos para a prática esportiva e de lazer

Publiciado em 11/04/2018 as 19:00

Realizadas com o objetivo de melhorar o desenvolvimento urbano, a mobilidade e o fluxo de veículos nas zonas Norte e Sul de Aracaju, as obras realizadas pelo governo de Sergipe na Avenida Euclides Figueiredo e na interligação entre as avenidas Tancredo Neves, Augusto Franco e Gasoduto - através do viaduto e Avenida Etelvino Alves de Lima -, também criam espaços coletivos de prática de esportes, convivência, lazer e do ciclismo.

A duplicação da Avenida Euclides Figueiredo na zona Norte da capital, por exemplo, oferece para a população um novo cenário, não somente para os motoristas, mas também para a população que circula na região, que agora conta com diversos equipamentos de lazer, como quadras poliesportivas, parques infantis, mesas de dama e xadrez, pistas e rampas de skate, anfiteatro, pista de cooper, quiosques, bicicletários, mirante e inserção de área verde em toda a extensão. A área conta também com dois postos policiais e um posto médico, o que tem proporcionado uma maior sensação de segurança para a população.

"Estou de mudança. Comprei uma casa recentemente aqui na região e fiquei animado com a inauguração da obra. Acho que trouxe mais movimento, iluminação e isso deve valorizar os imóveis e o bairro. Tenho visto mais policiamento também e as áreas de lazer estão muito bonitas, serão muito utilizadas pela comunidade", afirmou o auxiliar predial, Josa da Silva.

Para o auxiliar mecânico, Márcio Andrey Caldas de Andrade, que transita diariamente entre os bairros Porto D'Anta e Siqueira Campos de bicicleta, o resultado da obra trouxe mais segurança e mobilidade para os ciclistas. "Agora, com a ciclovia, ficou melhor para nós, ciclistas. A avenida ficou melhor iluminada e a ciclovia proporcionou mais segurança para que possamos pedalar em via separada dos veículos", explicou.

Faixas de ciclovia

A ciclovia, presente em todo o trecho da obra, traz para a população aracajuana a possibilidade de percorrer mais trajetos de bicicleta, fator que colabora com a saúde e com o meio ambiente. Professora, ciclista urbana e integrante de dois grupos de ciclismo (Fixaju e Ciclo Urbano), Karol Feitosa fala da importância da construção e revitalização de espaços públicos para a prática da atividade.

“As ciclovias existem para conectar as pessoas à cidade em harmonia com o meio ambiente. Essa construção permitiu a valorização daquela área e até mais segurança aos moradores da região. Outro ponto que me chama atenção nessa obra é saber quem vai desfrutar dela: os moradores do Orlando Dantas e redondezas, afinal lá se concentra um dos maiores fluxos de ciclistas urbanos da cidade”, disse complementou Karol sobre a ciclovia implantada na interligação das Avenidas R|io de Janeiro e Gasoduto.

Ciclista e encanador industrial, Marcos Aurélio Ferreira trabalha diariamente utilizando como meio de transporte a bicicleta e ressalta como a Avenida Etelvino Alves de Lima, zona Sul, facilitou seu trajeto. "Agora ficou mais fácil pedalar do Santa Tereza, onde moro, até o Jabotiana, onde trabalho. A ciclovia traz mais segurança e acho que também valorizou o entorno, as casas e condomínios, o comércio. Só vejo coisas positivas nessa nossa obra, gostei bastante mesmo", reforçou.

Lazer e prática de exercícios

A inauguração das duas obras resulta também num espaço extra de prática de exercícios, bem como de oferece áreas comuns de lazer, que integram a população e trazem mais movimento aos locais. Mãe e estudante, Rayane dos Santos Souza aprovou a instalação do parque infantil na Avenida Euclides Figueiredo, e tem levado o filho diariamente para aproveitar o novo espaço.

"Gostei do resultado, pois moro em frente e não tinha um local próximo para passear com o meu filho. Com as quadras esportivas e o parquinho, tenho trazido meu pequeno todos os dias para brincar. Para os adultos o local também ficou bom, pois podemos fazer caminhadas, conversar com a vizinhança. Mas, o mais importante para mim foi a iluminação, que melhorou muito", salientou.

A diarista Helena dos Santos, de 43 anos, que faz caminhada e corrida diariamente, conta que o novo espaço trouxe mais tranquilidade para a prática esportiva. "Desde o dia que inaugurou, estou vindo praticar exercícios todos os dias. Gostei muito do local, ficou bem iluminado e movimentado. Me sinto tranquila de caminhar por aqui", ressaltou.

O professor de Educação Física e Personal Trainer, Caio Cézar, destaca a importância de espaços públicos para a prática gratuita e ao ar livre de exercícios. "Para o atleta, observar ambientes diferentes pode ajudar na distração durante a atividade, por isso a vantagem dos locais abertos, que trazem também mais estímulo e sensação de bem-estar às pessoas", afirmou.

Obras

Inaugurada na última sexta-feira, 06, a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, na Zona Norte, recebeu investimentos de cerca de R$ 37 milhões, resultando no mais novo corredor viário de ligação da região metropolitana via Zona Norte e Centro. Além disso, o local é o primeiro calçadão da periferia de Aracaju com área de lazer. A Euclides Figueiredo foi duplicada da cabeceira da ponte que liga Aracaju ao Conjunto Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro, até a Avenida João Rodrigues, no centro da cidade.

A avenida possui 4,3 metros e conta com ciclovia de mesmo tamanho, em toda sua extensão. Destacada pela população, a iluminação da área recebeu uma atenção especial do Governo do Estado. A área de lazer possui 50 postes, com quatro pétalas cada. Já a avenida sofreu adequação da rede elétrica, com a colocação de 35 postes de quatro pétalas cada. A preocupação com o meio ambiente também foi um dos nortes da obra, que agora possui 5.260 árvores e arbustos plantados.

Já a obra do viaduto e avenida Etelvino Alves de Lima, na Zona Sul, entregue também na semana passada, representou a interligação da zonas Oeste e Sul, através das avenidas RIo de Janeiro e Gasoduto. Foram 3,57 km de pista entregue, com ciclovia, iluminação e infraestrutura, que também valorizaram os imóveis da região. Os investimentos foram de cerca de R$ 72 milhões.

Ambas obras integram o Pró-Transporte, programa do Governo Federal criado com o objetivo de promover intervenções que desafoguem o trânsito em corredores viários em médias e grandes cidades.