Obra na Canal 3 segue adiantada e população já comemora

Publiciado em 22/03/2018 as 06:43

Os 36 anos que Andreza Menezes tem de vida coincidem com o tempo em que a confeiteira mora no bairro Farolândia, mais especificamente nos arredores das avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel dos Santos. Essas vias, que juntas são conhecidas como Canal 3, acolhem um incômodo a céu aberto denunciado pelo próprio nome - uma canal por onde o esgoto trafega livremente provocando infortúnios à população - e que era alvo de críticas da moradora e microempresária.

Após um longo período de insatisfação e reivindicação da população, provocados principalmente pelo mau cheiro do líquido contido na canal e pela insalubridade do ambiente, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), retomou as obras de infraestrutura que incluirão o fechamento da canal, orçadas em R$ 5,3 milhões e já comemoradas pelos moradores.

"Essas obras são muito importantes, ainda mais para nós que temos comércio aqui na frente desse canal. A nossa expectativa é que o movimento de clientes aumente bastante. Moro aqui há bastante tempo e esperava muito por essas obras. É uma maravilha poder contar com essa mudança", comentou Andreza.

O projeto inclui revestimento de 800 metros de canal, criação de uma ciclovia, pavimentação de aproximadamente quatro mil metros quadrados de ruas, drenagem, além de sinalização horizontal e vertical. A obra tem um investimento de R$ 5,3 milhões, em convênio da Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal.

Com mais esta realização da gestão municipal em obras estruturantes, todo o entorno entre o Augusto Franco e o Inácio Barbosa ganhará mais acessibilidade, mobilidade e saneamento básico. Além disso, a uniformização da Canal 3 terá impactos sociais significativos na população local já que os problemas sanitários com o surgimento de vetores, eventuais, de doenças provocadas pelos insetos que se alojavam ao longo do canal, restabelecendo os preceitos necessários para proporcionar mais qualidade de vida àquela comunidade.

"Não só o visual do local vai melhorar, como também o controle dos insetos. Passo por aqui sempre por causa do meu trabalho e acredito que o fechamento da canal vai tornar o local bem mais visível. Daqui pra frente só vai melhorar", afirma o motoboy Adelmo Andrade.

Além da expectativa de aumentar o fluxo de consumidores nos estabelecimentos presentes nas avenidas, é esperado que o número de pedestres e praticantes de exercícios físicos também cresça, tendo em vista que acima da canal serão construídas uma via para transeuntes e uma ciclovia. "Acho que vai melhorar muito a visibilidade dos comércios locais e, inclusive, ajudar a diminuir o acúmulo de lixo no canal. O aspecto das avenidas vai ficar muito melhor e será um grande passo para todos", enfatiza a farmacêutica Tauany Almeida.

As condições técnicas e legais estão respeitadas, através da licença ambiental de número 91/2017, que possibilita o andamento da obra. Esta preocupação do Governo Municipal em aplicar os recursos de forma isonômica e com equidade confirma que o projeto de reconstrução estrutural e avanços sociais adotados pelo Governo Municipal são, de fato, para que Aracaju seja uma cidade humana, inteligente e criativa.

Andamento

Com aproximadamente 30 operários o cronograma segue adiantado com frentes de trabalho no primeiro trecho com assentamento de galerias, execução do lastro, que é a base abaixo da drenagem, confecção de ferragens e concretagens. A vistoria da obra é feita por um engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e, por recomendações do gestor da empresa municipal e secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, relatórios semanais acerca do andamento são elaborados.

"É de fato uma obra cuja importância é maior do que podemos supor. E isto fica evidente nos detalhes: por exemplo, as galerias que estão sendo implantadas possuem medidas de 2,3 por 1,5 metro, e isto será fundamental para a normalidade na vazão das águas pluviais. Outro aspecto técnico a ser considerado é a uniformização da avenida que com as outras duas Canais, 4 e 5, que já estão devidamente urbanizadas, harmonizará o parque urbanístico do Augusto Franco", comenta Ferrari.