Prefeitura em ação durante o Rasgadinho

Publiciado em 09/02/2018 as 22:31

Durante o período carnavalesco, a Prefeitura de Aracaju estará reforçando os serviços para garantir a diversão e segurança da população aracajuana e turistas no Festival Brasileiro de Ritmos Rasgadinho 2018. A articulação da administração municipal permitirá que vários órgãos estejam envolvidos no apoio à festa, como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), a Secretaria Municipal da Defesa Social, através da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A SMTT, com o objetivo de organizar o trânsito no entorno do Rasgadinho, montou a Operação Carnaval 2018, que envolve mais de 200 agentes de trânsito. Desde a última terça-feira, 6, alguns acessos estão bloqueados provisoriamente e, durante os dias do período carnavalesco, outras vias também serão interrompidas. É importante que a população esteja atenta às modificações no trânsito para que não tenha transtornos.

Para a realização do evento, também foi necessária a entrega de uma série de documentações 15 dias antes do evento à Defesa Civil da capital, contendo, inclusive, o projeto das estruturas que farão parte da festa. A vistoria é realizada pelos agentes 24h antes do evento, com a presença do engenheiro responsável pela montagem. Além disso, o órgão deixará agentes a postos durante a realização do evento para garantir que a quantidade máxima de pessoas em cada estrutura seja, de fato, cumprida. Os foliões do Rasgadinho também poderão contar com a segurança da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) no local do evento e nos terminais de integração da capital, através de parte do efetivo e do grupamento do Moto Patrulhamento.

Assim como já vem sendo realizado com os bloquinhos de rua de Aracaju, a Emsurb também dará suporte para manter a limpeza e organização da área do Rasgadinho nos cinco dias de festa. Durante o período, serão disponibilizados 30 fiscais para a verificação da regularidade dos ambulantes, que atuarão juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária. A Empresa Municipal ainda prestará apoio fornecendo 150 banheiros químicos.

Através da Vigilância Epidemiológica da SMS, serão desenvolvidas ações que visam a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids, como a distribuição de mais de 50 mil insumos, entre preservativos femininos e masculinos, e gel lubrificante, além das orientações à população sobre as principais formas de prevenção e esclarecimentos das doenças.

A Vigilância em Saúde da SMS seguirá em ação com o plano de identificação do Aedes aegypti, que já está em andamento nas ruas onde acontecerão a festa, com aplicação de inseticida em forma de fumacê para matar o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As inspeções sanitárias nos comércios formais e informais de alimentos (bares, restaurantes, lanchonetes), localizados e instalados próximos ao Rasgadinho, também serão intensificadas. Nessa ação, será verificado se os ambulantes estão em condições corretas de limpeza e se possuem o certificado do curso de “Higiene e manipulação de alimentos".

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Taise Cavalcante, "o Carnaval concentra um grande número de pessoas em diversos pontos da cidade, representando uma chance de massificarmos informações sobre transmissão e prevenção de doenças, e de alertarmos sobre outros comportamentos que oferecem risco à Saúde, como o excesso de bebidas alcoólicas, e o consumo de alimentos na rua sem a higiene adequada", afirmou.