Assistência e UFS discutem criação de seminário sobre pessoas com deficiência

Publiciado em 26/01/2018 as 05:49

Na manhã desta quinta-feira, 25, a Secretaria Municipal da Assistência Social deu mais um passo no fortalecimento da parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em um encontro realizado entre uma equipe formada por integrantes da Assistência Social e da Saúde municipal, liderada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência da secretaria, e a vice-reitoria da instituição de ensino superior, foi discutida a criação para um seminário sobre pessoas com deficiência.

Segundo Murillo Oliveira, coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência da Assistência Social, a reunião foi resultado de discussões anteriores já articuladas entre a Assistência, Educação e Saúde municipal. “Constantemente, a pedido da nossa vice-prefeita e secretária, Eliane Aquino, temos discutido ações voltadas especificamente para o assunto e que vêm sendo realizadas conjuntamente a fim de otimizar recursos. Uma delas é um seminário para abordar estas políticas, trazendo atualizações, atividades práticas e compartilhamento de experiências. É preciso entender que estas pessoas têm suas singularidades, mas devem ser estimuladas e tratadas de forma justa”, destacou.

Murillo explicou que o acordo de colaboração com a UFS é uma maneira de discutir a intersetorialidade academicamente. “Procuramos a universidade pela expertise no assunto inclusão, pois sabemos da dificuldade de trabalhar o dia a dia do serviço público, aproveitando para discutir também com toda a comunidade acadêmica. Os profissionais que já atuam e aqueles que já estão se formando, precisam ter mais conhecimento sobre o assunto, até para demonstrar maior acessibilidade na hora do acolhimento”.

A coordenadora do Programa de Cuidado da Pessoa com Deficiência, Sony Petris, vê no diálogo mais uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida deste público específico. “Quando pensamos nestas ações, pensamos na integralidade do sujeito. É preciso qualificar nossos profissionais de Saúde e fazer com que o mercado de trabalho tenha pessoas com uma visão mais adequada para um cuidado menos preconceituoso com a pessoa com deficiência”, concluiu.

A previsão é de que o seminário aconteça no início do segundo semestre e uma próxima reunião para definições está marcada para o final do mês de fevereiro. A vice-reitora da UFS, Iara Campelo, aprovou a iniciativa. “Além do seminário, já estamos pensando em um processo de articulação posterior, para que haja a integração com o poder municipal na perspectiva da constituição de estágios para os alunos da área de Saúde. Precisamos pensar para além, como a sensibilização do melhor atendimento a esta população”.