Processo de licitação online é marcado pela eficiência e segurança

Publiciado em 28/11/2017 as 05:01

A boa gestão do erário passa pela eficiência e transparência com que se contratam as empresas que disponibilizam à população os serviços para seu bem estar. Nesse sentido, a Prefeitura de Aracaju utiliza sua plataforma online www.aracajucompras.se.gov.br como catalisador para agilizar a contratação de empresas através de licitação, mantendo o cuidado com o dinheiro público.

Usufruir da rede mundial de computadores para a contração de fornecedores, nos casos de pregão eletrônico ou dispensa de licitação, demonstra o compromisso do Poder Executivo de manter-se atualizado, usando a tecnologia em favor do cidadão aracajuano. O site publica todos os editais de contratação de prestadores de serviço, facilitando o processo para empresas de todo o Brasil e publicizando toda a atividade, permitindo verificação popular.

"Qualquer empresa pode cadastrar-se para participar das licitações. Basta acessar a área 'Cadastro de fornecedores', no lado esquerdo da página do Aracaju Compras. Nós analisaremos a situação da empresa, checando seus dados. Assim que é constada a veracidade das informações, ela é liberada para concorrer. Hoje, contamos com 29.831 empresas pré-cadastradas, a maioria migrando do Sistema de Auditoria Pública (Sisap)", explica assessora técnica da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Flávia Gondra).

A ampla participação de empresas de todo país aumenta a possibilidade de conseguir os preços mais baixos para a execução dos serviços. A modalidade licitatória "pregão eletrônico" é a mais utilizada, através do site, para atrair os melhores resultados. "Todos os tipos licitatórios são publicados, mas apenas nos casos de dispensa e pregão podem ser realizados exclusivamente pela internet", ressalta a assessora técnica da Seplog, Karina Calasans.

No caso dos pregões eletrônicos, o edital indica o site do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br), conveniado da Prefeitura de Aracaju, para que o interessado cadastre sua proposta. Todas as empresas concorrem em sigilo, cadastrando o valor correspondente ao seu lance. "Identificada a vencedora, aquela com o lance de menor valor, os documentos listados no edital são analisados por nossa equipe técnica. Como regularidade fiscal, contrato social devidamente atualizado, etc. Uma vez que está tudo correto, publicamos o resultado no Diário Oficial e em ambos os sites", ressalta Karina.

Ao contrário do que aconteceria com uma disputa presencial, só se analisa a documentação da empresa que já ganhou a disputa. O processo é extremamente seguro, uma vez que é feito pelo sistema do Banco do Brasil, respeitando todas as leis que regulam os processos licitatórios.

Desta forma, é possível poupar tempo e manter-se em consonância com as leis. Além disso, tudo fica transparente para aqueles que se interessarem, obedecendo as regras para uma gestão democrática, segura e eficiente