Senadora destaca os 16 dias de ativismo de combate à violência contra a mulher

Publiciado em 23/11/2017 as 17:44

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou hoje (23) o início da campanha, promovida pela Procuradoria da Mulher do Senado,relativa aos 16 dias de ativismo de combate à violência contra a mulher, que contarão com a participação das Organizações das Nações Unidas (ONU). “Infelizmente, precisamos ratificar, diariamente, esse ativismo na expectativa de transformarmos essa realidade”, afirmou.

Maria falou da sua preocupação com o alto índice de violência praticado contra mulheres em todo o país. “É vergonhosa essa realidade que precisa ser mudada a partir de iniciativas de todos os atores sociais”, ressaltou a senadora, alertando que o respeito e o combate à violência de gênero devem ser uma constante, a começar em casa.

“O tema da campanha deste ano é extremamente oportuna (“homens parceiros, sentimentos verdadeiros: pelo fim da violência contra a mulher”), pois reforça a necessidade de termos companheiros, filhos, namorados, ou seja lá o que for, como parceiro e não como algoz”, disse a senadora.

A CAMPANHA

Até o dia 6 de dezembro serão realizadas atividades de capacitação de profissionais de saúde, mobilização em hospitais e debate com a comunidade. O objetivo da Campanha, que é uma mobilização mundial, é sensibilizar e dar visibilidade às diferentes formas de violência contra as mulheres.

Desde sua primeira edição, mais 160 países aderiram a iniciativa. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.