Governo conclui recuperação da ponte sobre o Rio do Sal

O governador Jackson Barreto reconhece a necessidade em executar frequentemente reparos técnicos em intervenções desse tipo

Publiciado em 07/11/2017 as 19:12

O Governo de Sergipe, por meio da secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), concluiu a recuperação da ponte José Rollemberg Leite, na divisa entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

Edificada entre o bairro Coqueiral na capital sergipana e o Conjunto Marcos Freire II na cidade vizinha, a ponte tem 369 metros de extensão por 14,50 de largura, por onde transitam diariamente milhares de veículos de pequeno, médio e grande porte e é o principal acesso entre a Zona Norte e o Centro de Aracaju e o segundo município mais populoso do estado.

Tendo investimentos na ordem de R$ 2.339.879,70, provenientes de recursos estaduais, os serviços compreenderam a recuperação estrutural das estacas, sapatas e pilares de concreto armado, tratamento das juntas de dilatação da laje de concreto armado, tratamento de fissuras estabilizadas e juntas inativas, acabamento de superfície de concreto projetado, recuperação de placas de concreto armado pré-moldadas dos passeios e pintura dos guarda-corpos e guarda-rodas.

Prazo estabelecido

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ponte está totalmente recuperada. “Substituímos todas as juntas de dilatação do vão central, tratamos as fissuras e nos pilares fizemos o lixamento e escariação da estrutura até chegar às ferragens danificadas, aplicando um produto anticorrosivo e em seguida outro à base de epox (substância que une a ferragem e o cimento) deixando-os protegidos e livres de outra oxidação. Posteriormente fizemos outro lixamento e aplicamos uma nova base de cimento, de modo que os seis pilares em terra firme e os 12 dentro do rio Porém, como dependemos da variação da maré e intensidade dos ventos, o prazo de execução de 100 dias poderá se estender um pouco mais”, detalha.

Valmor Barbosa ressalta que o Executivo Estadual tem atuado de forma efetiva nessa área. “O governador Jackson Barreto reconhece a necessidade em executar frequentemente reparos técnicos em intervenções desse tipo. Além da vistoria regular nas pontes sob responsabilidade do Governo do Estado nos oito territórios, somente nos últimos 12 meses na Grande Aracaju, além dos serviços manutenção regular nas pontes Aracaju/Barra dos Coqueiros e Joel Silveira, recuperamos as pontes sobre o Rio Poxim nos bairros São Conrado e Augusto Franco e, recentemente, fizemos um trabalho similar na outra ponte sobre o Rio do Sal, entre o bairro Lamarão e o Conjunto João Alves, também no município de Nossa Senhora do Socorro, somando aproximadamente R$ 4 milhões”, enfatiza.

Da ASN