Emsurb faz limpeza mecanizada de canal no Santa Maria

Publiciado em 11/10/2017 as 14:01

Garantir a limpeza da capital, visando o bem-estar da população sergipana, tem sido um dos esforços da Prefeitura de Aracaju. Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a gestão tem feito a manutenção constante dos canais que percorrem a cidade, evitando alagamentos e assegurando aos cidadãos cada vez mais qualidade de vida.

No bairro Santa Maria, equipes da Diretoria de Operações da Emsurb (Dirop) realizam a limpeza mecanizada do canal localizado na proximidade da avenida Rota de Fuga. A ação, que teve início no último dia 28, no cruzamento da avenida Alexandre Alcino com a avenida “C”, segue em direção ao bairro 17 de Março. O término da limpeza está previsto para o próximo dia 13.

A limpeza mecanizada de canais é feita, geralmente, em canais não revestidos e que estejam com grande quantidade de dejetos acumulados no fundo. “O serviço é executado com o uso de uma escavadeira hidráulica, principal equipamento do serviço, que retira os dejetos com o uso de sua pá mecânica”, explicou Vinicius Almeida, coordenador de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário da Empresa Municipal.

Para a limpeza no Santa Maria foram mobilizados seis agentes, contando com ajuda de dois caminhões-caçamba e uma retroescavadeira. “A situação estava precária a ponto de não se conseguir observar a correnteza do canal. Com a limpeza, a melhoria na correnteza e redução no nível pluvial foi notória. Após o serviço, o canal será monitorado para conservação do mesmo, atualmente, com previsão de limpeza anual ou semestral”, acrescentou Vinicius.

População Agradece

Os moradores da região aprovam a limpeza e agradecem o trabalho feito pela Prefeitura. É o caso de Maria Santana, residente no bairro há 22 anos. "Fico feliz com essa limpeza, pois a população não contribui e joga muito lixo no canal. Em período chuvoso pode fazer com que o canal transborde e suje também as ruas. Além disso, é ótimo para a saúde, pois o lixo acaba atraindo animais que podem transmitir doenças", agradeceu.

"É um serviço essencial, pois evita problemas de alagamentos, muriçocas e animais peçonhentos. Um canal limpo próximo de casa é sinal de qualidade de vida", destacou o comerciante Manilson Santos.