MAPA reconhece Sergipe como status fitossanitário de área com praga ausente para Cancro Cítrico

Publiciado em 11/10/2017 as 08:52

O Estado de Sergipe recebeu, por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o reconhecimento oficial de status fitossanitário de área com praga ausente para Cancro Cítrico. A resolução de nº 16 de 20 de setembro de 2017, baseada nas novas exigências da Instrução Normativa nº 37, de 05 de setembro/2016, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 02 de outubro.

O status fitossanitário de área com praga ausente para Cancro Cítrico (Xanthomonas citri subps citri) atesta a sanidade dos frutos e mudas cítricas produzidas em Sergipe, legitimando o estado a comercializar seus frutos em todo território nacional e destacando cada vez mais a citricultura sergipana no cenário nacional, é o que afirma o Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho.

Segundo o presidente, a Emdagro formalizou o requerimento a juntada dos documentos perante a Superintendência Federal da Agricultura em Sergipe no dia 04 de fevereiro de 2017, reiterando a solicitação no dia 02 de maio deste ano, com base no levantamento fitossanitário realizado pela Coordenadoria de Vegetal, com o apoio das equipes técnicas de Ater.

“O levantamento fitossanitário para detecção do cancro cítrico foi realizado por 18 Engenheiros Agrônomos e 15 Técnicos Agrícolas da Emdagro, conforme os critérios da Instrução Normativa Federal n.º 37/16, que inspecionaram minuciosamente 1000 propriedades agrícolas em 15 municípios sergipanos, a exemplo de Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itaporanga D’ajuda, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Salgado, Tomar do Geru, Umbaúba, Santa Luzia do Itanhy e Neópolis”, detalhou Jefferson.

Ele acrescenta ainda que, não só as propriedades agrícolas passaram pela inspeção pelas equipes, mas todos os viveiros produtores de plantas e campos de plantas fornecedoras de material de propagação também foram alvos da fiscalização. “Com ações como essa a Emdagro tem conquistado para o Estado de Sergipe resultados que evidenciam o comprometimento da instituição com sua missão na área de Defesa Vegetal, que é a de contribuir para o fortalecimento da agricultura, atendendo as responsabilidades definidas pela Legislação e garantindo aos produtores o comércio livre de frutos para outros estados”, destacou o presidente da Emdagro.

Cancro Cítrico

O cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri, afeta todas as espécies e variedades de citros de importância comercial. Com origem na Ásia, onde ocorre de forma endêmica em todos os países produtores, foi constatado pela primeira vez no Brasil em 1957, nos Estados de São Paulo e Paraná, no nordeste se encontra presente no estado do Ceará.

Os impactos desta doença estão relacionados à desfolha de plantas, à depreciação da qualidade da produção pela presença de lesões em frutos, à redução na produção pela queda prematura de frutos e à restrição da comercialização da produção para áreas livres da doença.