Aeroporto de Aracaju registra crescimento de 15,7% no fluxo de passageiros em fevereiro

Em números absolutos, são 224.203 passageiros neste ano contra 194.403 no ano passado, uma diferença positiva de 29.800 pessoas.

Publiciado em 15/03/2024 as 12:00
Igor Matias/ ASN

Na manhã desta sexta-feira, 15, a Aena Brasil divulgou levantamento sobre o fluxo de passageiros em todas suas unidades aeroportuárias localizadas na região Nordeste. De acordo com a concessionária espanhola, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria apresentou consistente crescimento de 15,7% no mês de fevereiro, com relação ao mesmo período de 2023.

O movimento de embarques e desembarques no ano passado somou 82.914 passageiros, enquanto que em fevereiro deste ano o número saltou para 95.969 passageiros, um acréscimo de 13.055 viajantes. No acumulado dos dois primeiros meses de 2024, o Santa Maria registrou um aumento de 15,3% em relação a 2023. Em números absolutos, são 224.203 passageiros neste ano contra 194.403 no ano passado, uma diferença positiva de 29.800 pessoas.

As demais unidades administradas pela Aena Brasil na região Nordeste apresentaram os seguintes resultados em fevereiro: Recife (+6,8%), Maceió (+18,4%), João Pessoa (+16,0%), Juazeiro do Norte (+9,9%) e Campina Grande (+189,9%).

De acordo com Jorge Fraga, os consecutivos aumentos no fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju refletem os esforços contínuos da gestão municipal em melhorias da infraestrutura urbana da cidade, tornando a capital sergipana mais atrativa e competitiva diante de destinos consolidados, e do intenso trabalho de divulgação realizado pela Setur municipal.

“Nunca Aracaju recebeu tantos investimentos de uma gestão municipal para o fortalecimento do turismo, com a Setur trabalhando fortemente na divulgação do destino. O prefeito Edvaldo Nogueira não tem medido esforços para alavancar nossa cidade no mercado e temos feito na secretaria um trabalho exitoso, respaldado em números como esses da Aena Brasil”, pontua o secretário do Turismo.

O gestor municipal ressalta ainda que o Planejamento Estratégico da gestão busca diversificar as ações de divulgação, firmando parcerias com entidades do trade turístico, como o Termo de Fomento com a ABIH/SE, no valor de R$1,5 milhão, realizando roadshows por todo o país, e ações irmanadas com o Governo de Sergipe.

Além disso, observa Jorge Fraga, a Setur tem participado das principais feiras nacionais de turismo, como a WTM Latin América, a ABAV Expo, Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) e, de forma inédita, participou, neste ano, da 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal.

“É a primeira vez que Aracaju chega em Lisboa com um estande próprio para projetar Aracaju no mercado europeu. Estávamos em Lisboa disputando mercado com os principais destinos internacionais e fizemos uma bonita participação, com importantes contatos, reuniões e reforço institucional com entidades, executivos e profissionais do mercado do turismo. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, visitou nosso estande e saiu de lá encantado. Tivemos um 2023 excelente para o turismo e 2024 será ainda melhor”, afirma o secretário.

Fonte: PMA