Verão Sergipe 2024 promete agitar Praia da Caueira e já movimenta a economia local
Expectativa de comerciantes e população local é que evento retomado pelo Governo de Sergipe traga bons resultados à economia e fortaleça o município como destino turístico
Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2024 tem início o Verão Sergipe 2024, e a primeira parada será no município de Itaporanga d’Ajuda, mais precisamente na Praia da Caueira, litoral sul sergipano. Na ocasião, a localidade se transformará no centro de diversão, cultura e esporte na estação mais quente do ano, prometendo não apenas brindar os visitantes com entretenimento, mas também impulsionar a economia local.
Na Praia da Caueira, a movimentação econômica já é sentida no município e a expectativa é grande entre a população. Setores do comércio e da hotelaria mostram-se otimistas pelo fato de esses lugares terem sido contemplados com competições esportivas e shows artísticos de atrações sergipanas e nacionais. Com a retomada do Verão Sergipe, após dez anos de interrupção, todas essas atividades vão movimentar a cadeia do turismo no estado. É o que espera o prefeito de Itaporanga d’Ajuda, Otávio Sobral.
“A Caueira sempre foi uma praia muito bem badalada, com uma presença muito grande no turismo sergipano. Palco de grandes eventos, que agora estão sendo retomados por meio dessa iniciativa do Governo do Estado, e a prefeitura se soma a essa parceria. Este ano, já tivemos a realização do Campeonato de Nacional de Surfe, também fruto da parceria com o Estado. E agora o Verão Sergipe, um grande evento que vai movimentar muito o turismo da região, aquecendo a economia, já que teremos o envolvimento de bares, restaurantes, pousadas, supermercados. Ou seja, na verdade, vai atingir toda a cadeia produtiva”.
De acordo com o gestor municipal, em conversa com empresários e comerciantes locais já foi informado que não há mais pousadas com vagas disponíveis e casas que veranistas alugam também têm sido muito procuradas. “Então se espera um movimento muito grande, algo em torno de 20 mil pessoas por noite. Dessa maneira, com artistas nacionais e a valorização dos artistas locais, vamos iniciar o ano de 2004 com o pé direito”, destacou.
Otávio Sobral reforçou, ainda, a parceria com o Governo do Estado para a realização do evento e promoção do turismo sergipano. “Colocaremos à disposição toda a nossa estrutura municipal para esse evento. Teremos o envolvimento das secretarias de Saúde, Obras, Cultura, Turismo, Esporte, Meio Ambiente, entre outras. Nesta gestão, a gente percebe que está tendo uma valorização muito maior na questão do turismo, um olhar diferenciado de valorização das belezas sergipanas. Portanto, há um investimento muito forte nas nossas belezas naturais. Todo esse trabalho feito de divulgação fora do estado tende a atrair novos turistas. Acredito que esse trabalho já vem dando um fluxo bem bacana no turismo de Sergipe, e eu acho que a tendência é só aumentar”, declarou.
Economia local
De olho nesse cenário, setores do comércio e da hotelaria estão se preparando para a festa, que tem a proposta de proporcionar aos espectadores uma experiência cultural enriquecedora, como uma oportunidade de fomentar a economia regional, gerar renda e oportunidades de trabalho entre os locais.
Everton Alan de Jesus Costa há sete anos é proprietário de um restaurante à beira mar, bem ao lado do local onde acontecerão os eventos esportivos. Para ele, o evento chegou para trazer ainda mais visibilidade à Praia da Caueira. “Nesta época do verão, há um maior número de pessoas circulando. Com esse incentivo do Governo do Estado, juntamente com a Prefeitura de Itaporanga, a expectativa é melhorar o movimento com o festival e, com isso, contribuir com nossa autoestima, porque vai valorizar ainda mais a nossa região”, afirmou. O empresário conta que, na alta temporada, chega a empregar em torno de 12 a 15 funcionários. Com o Verão Sergipe na Caueira, a ideia dele agora é contratar mais cinco. “A gente procura trabalhar com as pessoas da região”, revelou.
Ele acrescentou que já está incrementando o estoque de produtos pensando no fluxo de pessoas durante o período da festa. “A procura já está sendo grande para reserva de mesas. Nesta época de alta temporada e, com esse evento, nós, comerciantes, estamos renovando os nossos estoques para o aumento no fluxo de pessoas, tanto de fora quanto da região. Nós fazemos esse investimento maior pensando em faturar mais. Então é importante que o Governo do Estado, junto com a prefeitura, possa incentivar cada vez mais esses eventos e trazer o público para a localidade ficar mais conhecida, já que nós temos a melhor praia do litoral sergipano”, defendeu.
Público diverso
A presença de atrações artísticas nacionais e sergipanas adiciona um toque especial à diversidade da programação, que se estende por quatro sedes do projeto e se conecta ao Carnaval em Estância e ao Projeto Verão, em Aracaju, prometendo agradar a todos os públicos e gostos. Com o apoio direto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), e todo suporte dos demais órgãos e secretarias do Estado, o Verão Sergipe 2024 não é apenas um evento, é um fomento de oportunidades e celebração.
Já para Geane Nascimento, dona de uma pastelaria que fica ao lado de onde será montado o palco dos shows, a localização privilegiada possibilitará uma maior lucratividade. Ela já vislumbra bons lucros para a família. “Eu e meu esposo estamos nos preparando muito para esse evento. Eu mesma já estou divulgando. Estamos nos preparando, dando oportunidade, colocando pessoas da comunidade já para trabalhar. Pretendemos contratar mais pessoas nesse período e também vamos reforçar nosso estoque de mercadoria para a temporada, com isso, estamos armazenando produtos como refrigerante, fazendo locação de mesa, tudo isso para atender mais os turistas e o pessoal local”, revela, entusiamada.
Mas, segundo Geane, a empolgação não é apenas dela. A comerciante conta que desde que foi iniciada a divulgação do Verão Sergipe o evento tem despertado interesse entre o público. “Todo final de semana chega alguém aqui querendo alugar a casa, e, agora, já não há praticamente mais vagas. Então isso quer dizer que vai ter muito turista e a Caueira vai estar lotada. Desde o mês passado que tem clientes me pedindo para reservar mesa para eles ficarem assistindo perto do local do show”, relatou.
Além dos momentos festivos, o Verão Sergipe 2024 carrega consigo o potencial de fortalecer os laços comunitários, enriquecer a vida cultural da região e deixar uma marca duradoura no desenvolvimento econômico local. A contagem regressiva começou, e a Praia da Caueira está prestes a ser palco de um evento que ultrapassa os limites da areia da praia e deixa um legado de alegria, prosperidade e fortalecimento do turismo e da cultura no interior de Sergipe.
Atrações artísticas
Na programação musical da etapa do Verão Sergipe 2024 na Caueira, o destaque vai para as atrações artísticas: Rock 79, Hungria, Dilsinho, Seaway; Faranis, Chicabana, Maneva, Ygor Raniere, que prometem atrair um grande público de várias regiões de Sergipe e estados vizinhos, para curtir os dias de festa.
Animado com as atrações, o veranista e morador de Aracaju Jardel Victor já está se programando para aproveitar os dias de Verão Sergipe na Caueira. “Quando há atrações de fora, isso acaba atraindo muitas pessoas. Com isso, muita gente acaba vindo, gostando e voltando também. Para os dias de festa, já está tudo programado. A casa estará cheia, muitos amigos já pediram para vir. Nós esperamos receber em torno de 15 pessoas lá na casa”, comentou.
Mas, além dos shows musicais, o Verão Sergipe terá atividades esportivas e competições durante o sábado e domingo. Para Praia da Caueira, na programação esportiva estão previstas modalidades como surfe, beach soccer, futevôlei, vôlei de praia, body board, mesabol e ciclismo.
Verão Sergipe 2024
O evento é uma realização do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer o turismo no interior. Serão no total mais de 50 atrações sergipanas e nacionais, além de apresentações de grupos folclóricos, exposição e feira de artesanato e competições em diversas modalidades de esporte, num investimento de R$ 6 milhões, que deve impactar em mais de 200 mil pessoas em todos os municípios-sede.
Após a programação na Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, nos dias 12 a 14 de janeiro, o Verão Sergipe segue, de 19 a 21 de janeiro, na Ponta dos Mangues, em Pacatuba. Já de 26 a 28, o evento acontece em Canindé do São Francisco. O município de Pirambu sedia a programação de 2 a 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 10 a 12 de fevereiro, e o Projeto Verão, em Aracaju, entre os dias 1º e 3 de março, completam a programação da estação mais quente em Sergipe.
Fonte: ASN
Aena registra aumento de 27% no fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju
Novembro é o 11º mês consecutivo com alta na movimentação, com crescimento em relação ao mesmo período do ano passado