Sergipe se destaca no Nordeste por inserir mais municípios no Mapa do Turismo

Por meio desse instrumento do MTur, cidades cadastradas poderão ser beneficadas com recursos do governo federal

Publiciado em 25/05/2023 as 07:00
Arthuro Paganini/ ASN

O Ministério do Turismo (MTur) atualizou o número de municípios registrados no Mapa do Turismo Brasileiro. São mais 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país. No Nordeste, Sergipe é um dos estados a registrar os maiores percentuais de cidades inseridas, passando de 37 municípios cadastrados para 48. Isso é resultado de um trabalho coletivo, capitaneado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio do Departamento de Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento na esfera do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Mtur no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Ou seja: se um município quiser participar da política nacional de turismo e ser beneficiado com as ações do Ministério, ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão, é necessário estar oficialmente no Mapa.

Desde 2004, a regionalização do turismo é considerada a estratégia central de atuação da política nacional, tendo sido oficialmente instituído como um programa pela Portaria nº 105, de 16 de maio de 2013. Na prática, o Ministério do Turismo estimula que os municípios se organizem em regiões turísticas, formadas por cidades com características similares ou complementares que se unem com o intuito de organizar a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística.

Em Sergipe, as regiões são divididas em cinco polos turísticos: Polo Velho Chico, que abrange 17 cidades; Polo Costa dos Coqueiros, que é composto por 13 municípios; Polo Sertão das Águas, com 13 representantes; Polo Serras Sergipanas, com mais 15 municípios; e, por fim, o Polo dos Tabuleiros, que engloba 17 cidades. Nessa lógica, mesmo que um município não possua uma clara vocação para o turismo, ele pode se beneficiar da atividade de maneira indireta, fornecendo, por exemplo, mão de obra ou produtos destinados a turistas.

Como atualizar no Mapa

Para a atualização dos municípios no sistema do Mtur, as regiões turísticas devem atender a alguns critérios, como ter uma instância de governança regional (conselho, fórum, comitê, associação) responsável por sua gestão e a comprovação de que foram oficialmente apresentadas ao Conselho ou Fórum Estadual de Turismo. Os dados atualizados foram divulgados na última quarta-feira, 17.

Os municípios, por sua vez, devem apresentar a adesão deles à região turística, além de comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo na prefeitura, de dotação orçamentária para o turismo e de Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ativo. Também deve haver a presença de prestadores de serviços registrados no Cadastur, além de assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e preencher corretamente o cadastro por meio do sistema eletrônico do Mtur no site https://www.mapa.turismo.gov.br.

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos pela Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as unidades da Federação. Os estados e o Distrito Federal podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviá-los para aprovação do Ministério do Turismo, que tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, este cadastramento terá validade de um ano. Isso significa que a renovação é feita anualmente. Caso o município não realize a atualização, o desligamento do mapa é feito automaticamente pelo sistema.

Vale destacar que a Secretária de Estado do Turismo (Setur) tem papel fundamental como ‘interlocutor’ na implantação do Programa. É a Setur que recebe as orientações do Ministério do Turismo para o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações do PRT em âmbitos estadual, regional e municipal, atuando de forma articulada e formando a Rede Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação.

A mobilização dessa rede busca estimular o fortalecimento dos processos de planejamento e gestão participativos do turismo; promover as articulações necessárias para a estruturação dos destinos turísticos; disseminar as diretrizes e estratégias sob a ótica do PRT; e incentivar a criação de espaços para troca de experiências e inteligência de mercado.

As atualizações podem ser feitas no sistema do Ministério do Turismo a qualquer momento. Os municípios sergipanos interessados em fazer a atualização ou mesmo a inserção dentro do Mapa do Turismo Brasileiro podem procurar a Setur, que estará à disposição por meio do telefone (79) 3249-8603.

Fonte: ASN