Governo do Estado firma parceria com ABIH para posicionar Sergipe como destino turístico atrativo em todo o país

Com um investimento de R$ 3 milhões, o Governo impulsionará não apenas a indústria hoteleira, mas todo o trade turístico, gerando um impacto positivo no turismo e na economia local

Publiciado em 23/05/2023 as 14:00
Arthur Soares/ ASN

Com um entendimento claro sobre a rápida reação do setor turístico a investimentos, o Governo de Sergipe continua a desenvolver ações voltadas para a promoção do turismo sergipano. Desta forma, para impulsionar e consolidar o estado como um importante e atrativo destino turístico, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou, nesta terça-feira, 23, o Termo de Cooperação que estabelece a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE). A solenidade de assinatura ocorreu durante um café da manhã realizado em um hotel na Orla da Atalaia.

Com essa colaboração entre o governo e a ABIH, o turismo no estado será fortalecido, assim como a economia local. Além do governador, também assinaram o Termo de Cooperação, o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinbo, e o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.

Por meio da parceria firmada com a ABIH/SE, o governo destina R$ 3 milhões para divulgação e fortalecimento das atividades promocionais do Destino Sergipe em todo o Brasil. Essa iniciativa visa impulsionar não apenas a indústria hoteleira, mas todo o setor turístico, incluindo empresas de receptivos, restaurantes, bares e toda a cadeia produtiva do turismo, gerando um impacto positivo na economia estadual.

A ABIH/SE, como representante do trade turístico, terá a responsabilidade de colaborar com a Setur no desenvolvimento de estratégias de divulgação e promoção do Destino Sergipe junto às principais operadoras de turismo, por meio de ações como participação em feiras, trazendo influenciadores digitais e outras atividades de marketing promocional.

Na ocasião, governador Fábio ressaltou a importância da sinergia entre a gestão, a Prefeitura de Aracaju e a iniciativa privada para a concretização da parceria. Segundo ele, as políticas públicas de incentivo ao turismo e à cultura em Sergipe devem ser ações contínuas e alinhadas entre o setor público e o privado. "Queremos fazer de Sergipe um destino e não apenas um meio. Esta parceria é apenas o começo de uma longa jornada. Vamos construir uma relação cada vez mais forte e próxima com o trade turístico. O turismo e a cultura serão promovidos por meio de um planejamento e investimentos adequados. O turismo é a nossa indústria sem chaminés, que gera retornos imediatos. Somos parceiros e agentes impulsionadores do desenvolvimento, buscando não apenas trazer alegria, mas também empregos para o povo sergipano. Sergipe é conhecido como o país do forró, mas também possui belezas naturais que podem ser promovidas pelo nosso setor durante todo o ano”, disse, ao destacar a relevância do Calendário de Eventos do Governo de Sergipe para a organização do setor turístico.

“Contem com o nosso governo como parceiro do turismo, para que possamos viver esse novo momento juntos”, enfatizou Fábio, ao mencionar que o Aeroporto de Aracaju registrou o maior crescimento no Nordeste no fluxo de passageiros, com um aumento de 26% somente no primeiro quadrimestre.

Durante o evento, o presidente da ABIH/SE, Antônio Franco, agradeceu a presença de todos, e destacou, especialmente, a participação do governador Fábio Mitidieri, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e do empresário e professor Wilson Santos. “Resumo meu discurso em duas palavras: gratidão e entusiasmo. Agradeço a confiança depositada na ABIH por meio desse convênio que trará benefícios para todo o setor turístico. E também quero dizer que o meu entusiasmo só vem crescendo desde a reunião com o governador, na qual apresentamos o projeto para o turismo, e Fábio demonstrou pleno entendimento e apoiou a iniciativa. Estamos vivendo um novo momento, com um governador comprometido e atuante na defesa do turismo”, disse, ao destacar a importância de pilares fundamentais como infraestrutura, qualificação e divulgação para sustentar o turismo. Por fim, reafirmou a responsabilidade da ABIH em apresentar bons resultados nessa parceria, envolvendo governo, prefeitura e entidades privadas, a fim de beneficiar todo o setor turístico e o estado.

Turismo fortalecido

O secretário da Setur, Marcos Franco, também expressou sua gratidão e evidenciou o comprometimento do governador em impulsionar o turismo sergipano. “Agradeço a parceria e a confiança depositada por Fábio, e ressalto que sua gestão já começou com sucesso, atuando de forma eficiente e utilizando os recursos de maneira segura e equilibrada". Franco enfatizou a importância da parceria com a ABIH, fundamental para o setor turístico e para geração de emprego e renda, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pessoas. “Quero reconhecer a expertise, conhecimento e relacionamento estabelecidos pela ABIH como essenciais para o trade turístico”, finalizou. Ele aproveitou a oportunidade e convidou todos a participarem da programação dos 30 dias de festejos juninos que se aproxima. “Este será o maior forró que o estado de Sergipe já teve, vamos curtir com muita tranquilidade, paz e amor".

No evento, a secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, apresentou o Fluxo de Atuação da secretaria para o ano de 2023, fundamentado no Planejamento Estratégico estabelecido pelo Governo. “Posso afirmar que é a primeira vez, ao longo de 18 anos de trabalho na área do turismo, que o setor recebe a devida importância e destaque por parte do governo”, pontuou Daniela.

Presente à cerimônia, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, expressou sua alegria em fazer parte desse novo momento que o turismo vive na capital e no estado. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar, mais uma vez, o governador Fábio, ressaltando a importância da parceria entre a prefeitura e o governo. “Estamos trabalhando juntos em prol do crescimento e do fortalecimento da nossa Aracaju e do estado como um todo. Os turistas que visitam a capital ficam encantados com a beleza, limpeza e organização da cidade. Com mais essa parceria, ambos, Aracaju e o estado, têm a oportunidade de crescer e desenvolver toda a cadeia turística da nossa região, promovendo mais emprego e renda para a população.”

Parceria

Instituição reconhecida e respeitada, a ABIH/SE possui ampla expertise na promoção de eventos relacionados ao Destino Sergipe. Além disso, possui uma gestão sólida, com capacidade financeira e prestação de contas transparente, o que a torna apta a receber esses recursos.

Nessa parceria, a ABIH/SE representará todo o trade turístico, que engloba instituições como a Associação Brasileira das Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), o Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), entre outras entidades.

Fonte: ASN