Aeroporto de Aracaju ganha pontes móveis para embarque e desembarque

As pontes, vieram da China, são fabricadas pela Tianda, uma das principais empresas do setor

Publiciado em 13/05/2023 as 08:00
Aena Brasil/ Reprodução

O Aeroporto Internacional de Aracaju passa a oferecer embarque e desembarque através de pontes móveis (fingers). Desde esta sexta-feira (12), os passageiros passam a contar com mais conforto e acessibilidade. O primeiro voo a utilizar o equipamento foi o 1503, da Gol, com destino a Guarulhos-SP, que decolou às 12h55 desta sexta-feira (12).

As pontes, vieram da China, são fabricadas pela Tianda, uma das principais empresas do setor. Cada uma delas tem 31 metros de extensão – com estrutura metálica – e as duas são climatizadas. Podendo ter a altura ajustada para um mínimo de dois metros e um máximo de seis, elas são compatíveis com mais de 40 modelos de aeronaves a jato, contemplando a grande maioria dos que o aeródromo já recebe, como o Boeing 737-800 e o AirBus 321. O equipamento também é automatizado, com sensores de altura e aproximação e atendem aos requisitos de acessibilidade, incluindo os passageiros que têm dificuldade de locomoção.

Quase 100 mil passageiros

“Temos hoje uma movimentação mensal média de 98.141 passageiros, dados do primeiro trimestre desse ano. Pelo menos dois terços deles agora vão passar pelas pontes do embarque em suas viagens. Fica mais rápido, pois a distância percorrida é menor; mais confortável, porque o passageiro estará protegido das intempéries e num espaço climatizado; e seguro, já que não estará circulando no mesmo espaço de aeronaves e veículos”, afirma Wanderson Silva, diretor do Aeroporto.

Segundo Wanderson, a expectativa é grande em Aracaju para a chegada das pontes. “Desde o início da obra os usuários já estavam comemorando, satisfeitos com a percepção de ganhar um aeroporto de maior porte, qualificado para estimular e acompanhar o desenvolvimento econômico da região”, afirma. O terminal de Aracaju hoje tem três companhias operando – Latam, Azul e Gol – realizando rotas para o Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Guarulhos e Campinas, as duas últimas em São Paulo.

“Participar deste momento junto com a Aena é uma grande honra para nós, da GOL, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria está se modernizando oferecendo uma infraestrutura cada vez melhor e capaz de atender ao turismo da região. As novas pontes móveis (fingers) trazem mais rapidez, segurança e conforto no embarque e desembarque dos Clientes”, afirma Matheus Motta, consultor de Planejamento e Infraestrutura Aeroportuária da GOL.

A Aena tem realizado mudanças para melhorar as experiências dos clientes, entregando aeroportos mais modernos, tecnológicos e sustentáveis. Aracaju já teve seu embarque todo renovado e transferido para o primeiro andar, passando de 735 m² para 2,2 mil m² e ganhando escadas rolantes, elevadores e um novo sistema de processamento de bagagens. Melhorias no pátio estão em andamento e uma nova posição foi acrescentada. Além disso, o desembarque está em fase final de obras e vai passar de 785 m² para 1,15 mil m², continuar climatizado e passa a oferecer um serviço mais rápido para os passageiros, graças ao novo sistema de restituição de bagagens. A Aena também já realizou a renovação completa dos banheiros, melhorias no sistema de climatização, sinalização, pintura, iluminação e acessibilidade no aeroporto de Aracaju.

Fonte: Aena Brasil