Segundona do Turista traz programação de forró na Rua de São João

A programação conta com apresentações de grupos de quadrilhas juninas, bandas e artistas locais, além de barracas de comidas típicas e artesanato

Publiciado em 02/05/2023 as 21:00
Igor Matias/ ASN

Na próxima segunda-feira, 8 de maio, às 18h, o Governo de Sergipe, em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e o Centro Social e Cultural São João de Deus, irá promover a abertura da "Segundona do Turista", iniciativa que busca retomar a programação de forró nas segundas-feiras na Rua de São João, localizada no Bairro Industrial, em Aracaju, além do lançamento do Projeto “InteirArt-SE” – uma série de ações de políticas públicas voltadas para a cultura do forró, turismo e economia criativa.

Com apresentações de grupos de quadrilhas juninas, bandas e artistas locais, além de barracas de comidas típicas e artesanato, a “Segundona do Turista” tem como objetivo incentivar a economia local, atrair um grande público de sergipanos e turistas para os festejos e valorizar as tradições culturais do estado, oferecendo uma experiência única e autêntica. A atividade será realizada de forma semanal durante todo o ano.

O Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, enfatizou que a iniciativa é parte de um esforço coletivo para promover o turismo sustentável e preservar as raízes culturais do estado. “O Projeto InteirArt-SE é mais um importante passo que o Governo de Sergipe dá rumo à execução de políticas públicas que visam valorizar nossa cultura e tradições, a exemplo da cultura do forró, ritmo tão marcante do nosso estado. Este é um projeto que nasceu para caminhar lado a lado, de forma intersetorial, às nossas ações de fomento ao turismo e à economia criativa de Sergipe, fortalecendo nossas raízes e nossa arte. Este é mais um compromisso de nossa gestão e, podem ter certeza, que seguiremos trabalhando incansavelmente para preservar nossas riquezas culturais e divulgá-las por todo Brasil e mundo a fora”.

Para a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, a "Segundona do Turista ", eixo que integra o Projeto "InteirArt-SE", é uma forma de fortalecer a identidade cultural sergipana. “Segunda-feira registraremos um dia histórico para o forró e a cadeia produtiva que envolve, não apenas o ciclo junino e o gênero Forró, como também o serviço na área do turismo e a valorização da economia criativa. Dentro do Plano de Políticas públicas nominado ‘InteirArt-SE’, o eixo Forró traz um diferencial: uma programação anual que contempla este setor tão importante que consolida o gênero forró como uma forte identidade do nosso povo, raízes, assim como em torno das nossas referências juninas”, afirmou.

“É uma enorme alegria ver o nosso estado ser realmente o país do forró com vários movimentos espalhados em todo território. É uma satisfação fazer parte dessa história promovendo eventos e divulgando nossas tradições – música, dança, gastronomia – na rua São João que é um palco histórico. Teremos eventos o ano inteiro, com a segundona do turista, os festejos juninos e uma programação voltada para nossa cultura todos os meses”, destacou o presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, Eder Teles.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias