Tratativas do Governo de Sergipe resultam na oferta de novos voos para o estado

Ampliação da malha aérea contribuirá para o aumento do número de visitantes e do desenvolvimento do turismo em Sergipe

Publiciado em 20/04/2023 as 18:00
Arthuro Paganini/ ASN

O desenvolvimento do setor do Turismo em Sergipe passa por um ponto imprescindível: a melhoria na malha aérea. Como a atividade turística é prioridade no Governo de Sergipe, desde o início da nova gestão têm sido realizadas diversas tratativas em busca de soluções. Assim, conversas entre os representantes das empresas aéreas e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), capitaneadas com empenho pelo próprio governador Fábio Mitidieri, culminaram no aumento do número de voos para Sergipe e, também, da quantidade de assentos, o que representa um ganho substancial para atrair mais turistas para o estado. Serão cinco novos voos semanais Aracaju/Salvador a partir de julho.

Focados em melhorar a malha aérea no estado, o governador Fábio Mitidieri e a direção da Setur, desde o começo de março, têm conversado com os dirigentes de todas as companhias aéreas que atuam em Sergipe: Gol, Azul e Latam. E foi possível avançar nas tratativas graças à formalização de incentivos disponibilizados pelo governo, que já começam a garantir o tão esperado incremento na malha aérea no Estado.

De volta
Vale lembrar que, no final de março, por determinação da Gol, os voos entre Salvador e Aracaju, infelizmente, deixaram de operar. Foi uma medida de adequação da malha aérea da empresa, que teve como objetivo equilibrar a oferta de voos. Depois do entendimento entre a Gol e a gestão estadual, as notícias deixam o setor mais otimista. A partir de 1º de julho, serão disponibilizados cinco voos semanais Aracaju/Salvador por meio de um Boing 737, com capacidade para 148 passageiros, bem acima dos 40 lugares antes disponíveis na aeronave da Passaredo.

Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a conquista dessa nova configuração da malha aérea é um grande avanço viabilizado pelo Governo de Sergipe. Segundo ele, o turismo ganha em todas as esferas: de lazer, de negócios, de eventos, religioso e muito mais. “Pode ter certeza de que, no final do ano, voltaremos a conversar com as companhias aéreas para que novos voos possam vir para Sergipe e, assim, consigamos aumentar a demanda. Para executar os voos, é preciso ter um trabalho a quatro mãos. É preciso que o destino Sergipe faça um investimento com as companhias aéreas, por meio de mídia compartilhada, para promoção e divulgação”, argumenta.

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), Ravison Souza, comenta que, hoje, o turismo no Estado está em outro patamar. Para ele, é perceptível que a atual administração trata o setor como prioridade. Ravison também destaca que o segmento aéreo depende do turismo. “Por isso, quero parabenizar pelo retorno do voo de Salvador, que vai agregar bastante para o turismo como um todo e, em especial, para os voos internacionais e nacionais, que oferecem bastante conexões”, afirma.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, também se mostra otimista quanto às mudanças. “Hoje, tivemos uma grande notícia, que é a ampliação da malha aérea de nosso estado. Parabenizo o governador Fábio Mitidieri e toda a equipe da Setur pelo empenho nas tratativas com as companhias aéreas, mais uma vez mostrando que o turismo é prioridade na sua gestão. Temos, agora, que gerar demanda, divulgando Sergipe em todo o Brasil, para que as companhias mantenham e, futuramente, ampliem essa oferta de voos, aumentando o fluxo turístico em nosso estado”, sugere.

Novos voos

A nova configuração de voos para Sergipe com a ampliação da malha aérea anunciada pelas companhias fica assim


GOL
A partir de 1º de julho

- Cinco voos semanais Aracaju/Salvador por meio de um Boing 737

Para a alta temporada (1º/12/23 a 14/02/24)

- Três voos semanais Brasília/Aracaju

- Um voo semanal Confins/Aracaju

Azul
A partir de julho de 2023

- Um voo semanal Congonhas/Aracaju

A partir de junho de 2023

- Um voo semanal Confins/Aracaju (vai mantê-lo regular)
- Permanece um voo diário Viracopos/Aracaju
- Permanecem quatro voos diários de Recife/Aracaju, exceto nos finais de semana (25 voos semanais)

Fonte: Agência Sergipe de Notícias