Gestores públicos municipais e Setur se reúnem para fomentar o turismo

Representantes do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais se mostraram otimistas após reunião com secretário

Publiciado em 18/04/2023 as 22:00
Pedero Brandão/ Setur

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem se empenhado para promover o desenvolvimento do setor. Para tanto, além de ouvir o trade turístico, diariamente tem acolhido demandas e sugestões também dos que gerem o turismo nos municípios. Mais uma prova disso foi a reunião realizada na sede da Setur na última segunda-feira, 17, com a presença de integrantes do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico de Sergipe.

Inicialmente, o secretário da Indústria, Comércio, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente de Carmópolis e diretor de Comunicação do Fórum, José dos Reis Oliveira, explanou sobre a entidade, que existe desde 2017, ressaltando o apoio do Sebrae para a criação dele. “Temos uma grande variedade de secretários e dirigentes que se reúnem para buscar soluções para o desenvolvimento sustentável dos nossos municípios, de acordo com as realidades local e regional”, explicou.

Segundo José dos Reis, uma das principais ações é fortalecer as regiões com um trabalho feito com o apoio do Sebrae e também por meio de várias parcerias. “Um dos nossos objetivos, aliás, é buscar e firmar parcerias com instituições afins e fazer frentes de governanças regionais de desenvolvimento. Temos projetos para fortalecer as empresas locais e inseri-las no mercado para compras públicas, promovendo o desenvolvimento local, o fortalecimento do turismo e assim por diante”, comentou o diretor de Comunicação do Fórum dos Secretários.

Trabalhar regionalização

O Fórum trabalha em cinco eixos: desenvolvimento econômico, turismo, agronegócio, meio ambiente e tecnologia. Assim, visando firmar uma parceria com a Setur, foi apresentado ao secretário as principais necessidades dos municípios, objetivando trabalhar a regionalização e desenvolver o turismo com base na parte técnica.

Foram colocados três eixos: de aventura, cultural e de descobertas. Isso porque o turismo não é apenas sol e praia, e os destinos precisam ser fortalecidos com seus roteiros. De acordo com o professor Lúcio Valério Vieira, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a maioria dos municípios está precisando de apoio no sentido de reestruturação e, principalmente, de melhoria da infraestrutura para tornar os produtos atrativos.

O professor Lúcio Valério comenta sobre problemas como a necessidade de sinalização turística e também de foco mais amplo no marketing e na promoção integrada entre o destino regional e o da capital, Aracaju. “Também precisamos promover a capacitação da sociedade para o turismo e o fortalecimento da gestão municipal nesse sentido. Essas, aliás, são categorias comuns a todos os municípios”, pontuou.

Grupo de trabalho

Após ouvir os relatos sobre as necessidades dos gestores municipais, o secretário Marcos Franco afirmou que, junto com eles, vai criar um grupo de trabalho com o objetivo de realizar visitas técnicas aos municípios, a fim de atender às demandas emergenciais e de maior prioridade. Além disso, o secretário lembrou que para que o apoio por meio dos investimentos aconteça é necessário que os municípios elaborem projetos sugerindo as soluções. Inclusive, disponibilizou a equipe técnica da Setur até mesmo para orientá-los na produção desses projetos.

O secretário de Turismo da Barra dos Coqueiros, Roosevelt Pereira Moura, mais conhecido como Sissinho, saiu bastante satisfeito da reunião. “O secretário Marcos Franco está agindo corretamente ao tratar o turismo em Sergipe como se estivesse começando do zero. E é muito bom ver que o governador Fábio Mitidieri está dando ênfase ao turismo, e que a curto, médio e longo prazos vai trazer bons resultados, pois o turismo gera emprego e renda. Foi uma reunião muito importante. Espero que tenham outras reuniões para que possamos melhorar o turismo e para que as pessoas venham visitar e conhecer nossa cidade, nosso estado”, disse.

Mais presenças

Também participaram da reunião a secretária executiva da Setur, Daniela Mesquita; o secretário de Cultura e Turismo de Itaporanga D’Ajuda, Palmiro Fontes; a diretora de Turismo de Nossa Senhora do Socorro, Camilla Almeda; o diretor de Turismo de Estância, Wesley Nascimento; o assistente de Turismo da Prefeitura de Pacatuba, Francisco de Assis; o secretário de Turismo de Laranjeiras, Lucas Calazans; o diretor de Turismo da Barra dos Coqueiros, Ícaro Carvalho; a diretora de Turismo do Fórum, Cassandra Teodoro; e as turismólogas e assessoras de Turismo da Setur, Raquel Melo e Waleska Carvalho.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias