Evento esportivo movimenta cadeia turística em Sergipe

Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística contou com a participação de atletas da ginástica brasileira, inclusive campeões mundiais

Publiciado em 17/04/2023 as 17:00
Erik O'Hara/ ASN

A realização de grandes eventos esportivos contribui para movimentar o turismo em Sergipe. Consequentemente, desenvolve a economia ao oportunizar a geração de emprego e renda, um dos principais motes do governo Fábio Mitidieri. O Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística é um exemplo disso. Ocorrida entre os dias 13 e 16 de abril, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, essa edição constituiu o primeiro compromisso da Confederação Brasileira de Ginástica Artística (CBG) em 2023.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, enfatiza que é gratificante Sergipe sediar um evento dessa magnitude. Ele destaca o fato de o campeonato contar com a participação dos principais atletas da ginástica brasileira, muitos deles campeões mundiais, o que proporciona, sobretudo, mais visibilidade para o Estado. “É evidente que a realização dessa competição coloca Sergipe em destaque no cenário nacional e contribui para atrair visitantes, fomentando, assim, o turismo esportivo em nosso Estado”, avalia.

O evento em Aracaju também foi destacado pelo diretor-geral da CBG, Ricardo Resende. Ele afirma, inclusive, que ficou feliz ao saber que a competição de abertura do calendário da ginástica brasileira seria realizada em Sergipe. Ressaltou, especialmente, o fato de estar ocorrendo em um ano tão importante de provas classificatórias para as Olimpíadas 2024, que acontecerão em Paris, na França. Isso significa, segundo o diretor-geral, que os atletas performaram em nível de excelência nessa competição.

Ricardo Resende destaca que grandes nomes da ginástica do Brasil esteviveram em Sergipe, o que trouxe muita alegria para todos da CBG. “Recebemos, aqui, os melhores desse esporte olímpico, o mais vitorioso dos últimos tempos. Não tenho dúvidas de que o sucesso desse evento também foi graças à parceria com o Governo do Estado e também com o apoio do povo sergipano, que compareceu ao Ginásio Constâncio Vieira”, considerou.

Sentindo-se em casa

O Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística contou com 150 participantes, entre atletas e treinadores de clubes de ginástica artística de reconhecimento nacional, como o Clube de Regatas Flamengo, Minas Tênis Clube e Clube Pinheiro. Grandes nomes da modalidade que já atuaram como atletas também compareceram, a exemplo do ex-ginasta Diego Hypólito, único brasileiro a conquistar duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial da modalidade: em 2005, na Austrália, e em 2007, na Alemanha.

Diego Hypólito relembra que competiu muitas vezes em Sergipe e afirma que se sente muito contente de ver como o turismo no estado é bem-feito, bem executado. “É uma felicidade todas as vezes vir aqui, pois as pessoas me tratam como se fosse parte de Aracaju”, destacou. Então, sentindo-se em casa, ele confidenciou que não há um lugar específico de Aracaju de que mais goste. Como conheceu vários locais, garante que apreciou todos. “Para mim, uma coisa marcante é a culinária sergipana. Adoro comer caranguejo. E aqui tem vários restaurantes bons”, avalia. E complementa: “Ah, e o que mais me atrai a sempre retornar são as pessoas, pois o povo é sempre muito receptivo”.

A campeã olímpica e mundial Rebeca Andrade também participou das provas do Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica. Uma das atletas brasileiras mais vitoriosas, tem no currículo a participação nos Jogos Olímpicos de 2020, quando se tornou a primeira ginasta brasileira a ser campeã olímpica e a primeira atleta do Brasil a ganhar duas medalhas numa mesma edição das Olimpíadas.

Rebeca explicou que, nas competições, é muito importante manter o corpo aquecido, e Sergipe, que é um estado de clima quente, proporciona isso. “É melhor o calor do que o frio, porque ficamos com o corpo rígido quando competimos num lugar muito gelado. Então, estar aqui é muito gostoso! Já vim a Sergipe outras vezes. É sempre bom voltar, pois, além do clima quentinho que gosto, sou fã das praias, que são lindas”, elogiou.

Atualmente integrante do Clube Pinheiros e da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, o ginasta Arthur Nory recorda a primeira vez que esteve em Aracaju, em 2009, na estreia dele em uma competição internacional na categoria juvenil. “É muito acolhedora a maneira como o sergipano nos recebe. E é muito legal ver a galera prestigiar a ginástica, lotando o ginásio. De verdade, me sinto acolhido. Fiquei sabendo do Pré-Caju e já vou colocar esse evento na minha agenda, pois estou querendo prestigiar essa festa tão famosa”, prometeu.

O medalhista olímpico de ouro e prata nas argolas, Arthur Zanetti, também participou da luta por medalhas de ouro na competição realizada no último final de semana. Ele disse que já perdeu as contas de quantas vezes que veio a Sergipe e que se sente muito à vontade. “A recepção do povo sergipano sempre é muito calorosa: do aeroporto até o ginásio. São pessoas muito agradáveis, que vão ao ginásio nos prestigiar, curtir, aplaudir, bater-papo. Então, não tem como a gente não se sentir em casa mesmo”, frisou.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias