Sergipe registra crescimento no número de passageiros no Aeroporto de Aracaju

Em março deste ano, por exemplo, o aumento foi de 26,4% em comparação ao mesmo período de 2022

Publiciado em 14/04/2023 as 18:00
Arthuro Paganini/ ASN

O setor do Turismo de Sergipe recebeu a notícia na última segunda-feira, 10. A Aena Brasil, concessionária espanhola que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, registrou aumento considerável no número de passageiros durante o mês de março deste 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Trata-se, aliás, da maior variação positiva no transporte de passageiros da Aena Brasil.

Wanderson dos Santos, diretor do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, destrincha números dos primeiros três meses deste ano. Diante deles, o executivo avalia que é possível observar gradativamente uma evolução positiva no movimento do Aeroporto de Aracaju ao comparar o primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período em 2022.

Em janeiro deste ano, a Aena operou com 110 mil passageiros, um número 13% superior ao registrado em janeiro de 2022. Em fevereiro, foram 18% de incremento, passando de 82 mil. E, em março, houve um aumento de 26,4%, com mais de 100 mil passageiros. “É uma evolução positiva no cenário do turismo em Sergipe, seja de negócios ou de lazer, e já estamos percebendo esses resultados nas nossas estatísticas mês a mês”, afirma Wanderson dos Santos. E complementa: “O que gerou esse aumento na movimentação de passageiros foi, principalmente, o acréscimo na oferta de assentos que tivemos no primeiro trimestre deste ano, da ordem de 25% a mais do que no mesmo período do ano passado”.

Otimismo

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, analisa que tais números são um sinal do otimismo do mercado e do aquecimento da economia, o que favorece a atividade turística. Bastante feliz com tais números positivos, ele afirma que a Setur construirá novos projetos com investimentos para aproveitar o bom momento do crescimento econômico em níveis nacional e estadual. “Tenho certeza de que, com o trabalho que está sendo construído para o setor com o total apoio do governador Fábio Mitidieri, que prioriza o turismo como política de estado, tendemos a ter esse efeito positivo em ascensão. Desse modo, em curto e médio prazos, vamos dar destaque, visibilidade ainda maior ao destino Sergipe”, assegura o secretário.

Além disso, Marcos Franco salienta que os números registrados pela Aena Brasil corroboram com a Setur na busca por incrementar a malha aérea – tanto em relação ao aumento da quantidade de voos, quanto na possibilidade de redução de valores tarifários –, a fim de atrair ainda mais visitantes para Sergipe.

O diretor do Aeroporto de Aracaju comenta que, entre as melhorias previstas para a malha aérea de Sergipe, está o retorno do destino Salvador a partir de maio, usando aeronave com maior oferta de assentos, o Boeing 737-800, e também do destino Belo Horizonte, a partir do segundo semestre.

Reforma no aeroporto

Vale destacar que o Aeroporto de Aracaju está passando por uma fase importante de reformulação com a implementação de equipamentos mais modernos que contribuem para fomentar o destino Sergipe. Inclusive, a inauguração está prevista para este mês de abril. Considerando as obras, de acordo com Wanderson dos Santos, o aeroporto teve, recentemente, a entrega do embarque e do desembarque, faltando apenas a segunda etapa de ambos. Além disso, a área de bagagens foi completamente modernizada.

Ainda este mês, a nova área de check-in será concluída, com balcões modernizados, esteiras de bagagem acopladas a eles, melhorando muito a execução das atividades dos colaboradores e entregando um serviço mais ágil e confortável para os passageiros. Também está em andamento a ampliação do pátio de aeronaves, com novas torres de iluminação para trazer mais segurança, e também a área comercial, um trabalho importante com o objetivo de atrair para o aeroporto lanchonetes, cafés e restaurantes para atender o usuário da melhor forma possível

Diante de todas essas melhorias, Wanderson aponta a importância do Aeroporto Internacional de Aracaju para o desenvolvimento do turismo em Sergipe. “O Aeroporto é o principal equipamento de entrada e saída do estado – bem mais agora, com todo o investimento sendo implantado, compreendendo a ampliação das salas de embarque e desembarque, climatização do terminal, instalação de pontes de embarque e desembarque, que vão favorecer diretamente o incremento do turismo no estado”, ressalta.


Fonte: Agência Sergipe de Notícias