Trade turístico se mostra bastante otimista com novos rumos da Setur

Em clima de união e cheios de boas expectativas, representantes do setor participaram de café da manhã com os novos diretores da Secretaria do Turismo

Publiciado em 17/01/2023 as 17:00
Governo de Sergipe/ Reprodução

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promoveu um café da manhã para os integrantes do trade turístico sergipano e demais parceiros do setor. O encontro, que teve um caráter mais informal com o objetivo apresentar a atual diretoria da Setur, foi realizado na segunda-feira, 16, no Hotel da Costa by Nobile Aracaju, na Orla da Atalaia. Além de ressaltar os novos rumos e as estratégias da gestão para alavancar o setor em Sergipe, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, também ouviu os anseios e as demandas de todos nessa primeira reunião.

O encontro foi bem recebido pelos representantes do trade turístico. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, essa reunião foi muito importante, porque fortalece as parcerias com todos os atores do trade e das associações. “O secretário Marcos Franco começou com o pé direito ao chamar a todos para conversar, ouvindo as demandas, entendendo a importância para o turismo da parceria entre a iniciativa privada e o poder público”, avaliou. E acrescentou: “Se nós temos o mesmo objetivo, nada melhor do que nos unirmos. Então, essa reunião foi muito positiva, pois os integrantes do trade turístico compareceram em peso e escutaram o secretário. Saíram satisfeitos, porque ficou um clima de união”.

O secretário Marcos Franco ressaltou a determinação do Governo do Estado em estabelecer esse diálogo aberto com todos. “Queremos fazer essa parceria com todos: com os integrantes da ABIH-SE, do Sebrae, com todas as secretarias. Temos a parceria, também, com a Prefeitura de Aracaju. Há os setores agrícola, de meio ambiente, do trabalho, da saúde, da educação, entre outros. Com o setor rural, por exemplo, é importante a interiorização do nosso turismo. Tudo isso nos comove. É um trabalho árduo, mas emocionante”, afirmou. O gestor explica, também, que são inúmeras as demandas, e o foco é realizá-las com muito trabalho e planejamento. Assim, ainda em janeiro, o secretário apresentará o planejamento anual de feiras, eventos e viagens internacionais para divulgar o estado.

O presidente do Sistema Fecomércio, Max Andrade, parabenizou os gestores do Turismo em Sergipe, em nome do secretário Marcos Franco e da secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, pela atitude de reunir os representantes do setor já nos primeiros dias da gestão. “Isso mostra que ele veio para fazer. E, quando alguém assume que quer mostrar algo, já convoca quem tem interesse, para que, então, possa decidir e planejar o futuro do turismo sergipano”, declarou. Aproveitando a oportunidade, ele comentou sobre algumas demandas que precisam ser sanadas e ressaltou que, incialmente, Sergipe precisa deslanchar o turismo regional para, no futuro, se dedicar a alavancar o setor em nível nacional e internacional.

Parcerias
O vice-presidente da ABIH, Emanuel Oliveira, afirmou que os integrantes do trade estão felizes com a escolha do novo secretário, a quem considera ser um homem de visão, um empresário com experiência no mercado. “Marcos Franco foi feliz ao colocar Daniela Mesquita e Gustavo Paixão [diretor de Promoção, Marketing e Eventos], uma dupla que entende muito da necessidade turística, ou seja, de como trazer turistas para Sergipe”, assinalou.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE), Diego Passos, também considera a parceria bastante importante. Para ele, a “convocação” do secretário Marcos Franco reforça como é necessário o trabalho em conjunto, por ser um projeto de médio a longo prazo para o desenvolvimento do turismo em Sergipe. “O papel do Iphan, juntamente com o Governo Federal, é melhorar a estrutura disso. Muitos processos da área do turismo e da cultura passam pelo Iphan. E o que seria de nós se fosse um turismo sem cultura e sem a nossa história? Então, é importante a parceria da Secretaria do Turismo com o patrimônio histórico”, destacou.

Parceiro da Setur, o Sebrae-SE se fez presente no evento com a participação do diretor Técnico da entidade, Brenno Barreto. De acordo com ele, a iniciativa do secretário do Turismo em ouvir as instituições é de grande importância, principalmente por levar em conta os projetos em conjunto entre a Secretaria e a aquela instituição. “Fico bastante feliz por estar aqui, podendo ouvir o vetor, o norte que o Governo do Estado deverá sinalizar ao longo desses dias sobre as parcerias, os futuros projetos para a continuidade do turismo em Sergipe”, comentou.

O representante do movimento ‘É de Sergipe’, Lincolin Amazonas, também falou da satisfação diante da nova diretoria da Setur, destacando que são pessoas competentes, que vivenciam o turismo no estado e, portanto, têm expertise para promover o setor. “Eles sabem o que a gente sente na pele, sabem das nossas dores. Então, está sendo muito boa essa reunião, pois vão pegar nossas ideias, nossas solicitações. Tenho certeza de que será muito bom para Sergipe”, disse.

Presenças
Também participaram do café da manhã o presidente da Federação de Automobilismo de Sergipe, Kennedy Fonseca; a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur-SE), Irma Karla Barbosa; o representante do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Joab Almeida; o jornalista Hugo Julião; a editora do Guia Sergipe Trade Tour, Waldete Zampieri; o superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), Maurício Vasconcelos, entre outros.

Fonte: Governo de Sergipe