CEO do Grupo VIDAM anuncia saída da presidência da ABIH-SE em 30 de novembro

Publiciado em 10/11/2022 as 14:00

Incompatibilidade de visões sobre como atuar em defesa da hotelaria sergipana. Este foi um dos motivos que fizeram com o que CEO do Grupo VIDAM, o professor José Wilson dos Santos, anunciasse no início da noite desta quarta-feira (9), data em que foi comemorado o Dia do Hoteleiro, a renúncia do cargo de presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE). Ele continuará como gestor até o dia 30 de novembro, quando o novo presidente deverá assumir o comando da instituição.

 

O anúncio foi feito através de uma ‘Carta Aberta’, encaminhada à diretoria da ABIH-SE com 21 dias de antecedência, para que haja tempo para o cumprimento dos trâmites internos, como prestação de contas dos projetos em andamento, e os associados possam deliberar sobre os rumos da instituição.

 

Segundo o empresário, escrever a Carta Aberta dando ciência sobre a renúncia e os motivos para a decisão foi extremamente necessário, pois esta foi a maneira encontrada para retribuir a confiança e o respeito demonstrados pela sociedade sergipana, autoridades, trade turístico e associados da ABIH, que acreditaram no otimismo dele com o futuro do turismo em Sergipe.

 

“Assumi a presidência da ABIH-SE com o propósito de contribuir para o fortalecimento do conceito e do mercado da hotelaria, principalmente com o desenvolvimento do Turismo no estado, por entender que os hotéis são apenas meios facilitadores para fins específicos, entre eles, o Turismo de Negócios, Entretenimento, Natureza, Histórico e Religioso, entre outras modalidades”, afirma José Wilson dos Santos.

 

Visão precisa ser modificada

 

Defensor do conceito de turismo de luxo, que não significa ser caro, mas primar pela absoluta excelência no atendimento ao turista, o empresário acredita que esta visão ainda é pouco compreendida em Sergipe. Segundo ele, o turismo no estado ainda é predominantemente popular. Em decorrência disso, mesmo que um grande volume de pessoas venha para o destino, o resultado financeiro para os investidores sempre será baixo, compatíveis com negócios com baixo investimento.

 

“Será preciso que a iniciativa privada possa unir forças com o poder público para alavancar um novo conceito para o turismo de Sergipe. Do contrário, teremos sempre grandes volumes de pessoas e baixo resultado para os negócios, refletindo na saúde financeira das empresas e na arrecadação do poder público”, enfatiza.

 

Dentre os reflexos dessa popularidade está a dificuldade em conseguir melhorar a malha aérea para o estado, no que se refere à disponibilidade de voos e equipamentos atrativos para o segmento do turismo com elevado poder aquisitivo.

 

Outro ponto, de acordo com José Wilson dos Santos, que o fez abdicar do cumprimento integral dos dois anos de gestão, diz respeito à maneira cordial como o empresário conduz os relacionamentos. “Sempre deixei claro para a hotelaria que valorizo o diálogo, com todos, principalmente com autoridades, e que não tenho perfil de combate e confronto, peculiar das instituições representativas. Por isso, me sinto ‘incompetente’ para representação da categoria”, escreveu na Carta Aberta.

 

Sobre os oito meses de gestão

 

O professor José Wilson dos Santos tomou posse como presidente da ABIH-SE no dia 04 de abril do corrente ano, para o biênio 2022/2024, em solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, e que foi prestigiada por diversas autoridades e personalidades do estado.

 

Durante a gestão de José Wilson foi priorizada a divulgação do estado como importante atrativo turístico da região Nordeste, com ênfase para a capital, Aracaju, por ter financiado ações para a promoção do destino através do projeto Road Show Viva Aracaju.

 

O Road Show capacitou 1.410 integrantes do trade turístico e autoridades das capitais e algumas cidades de MG, SP, RJ, GO, MT, MS, RS, PR, BA e o Distrito Federal. Esse trabalho também foi realizado em três grandes feiras nacionais de turismo: Feira da Azul, em Minas Gerais; ABAV em Pernambuco; e Festuris, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

 

“Construímos um bom relacionamento e parcerias com a imprensa local, que sempre nos abriu as portas para que pudéssemos fornecer informações sobre os negócios e eventos do segmento. Desta maneira, contemplamos a prioridade-chave, e vista como maior necessidade do trade local: fomentar investimentos e parcerias concentradas na visibilidade de Sergipe como destino turístico”, enfatiza o gestor.

 

O ainda presidente da ABIH-SE evidencia a felicidade em ter podido presenciar a volta do Pré-Caju, e a reabertura do Centro de Convenções, considerados por ele como os portais de entrada para o turismo de entretenimento e negócios no estado. “Sinto que o segmento empresarial do turismo está motivado a empreender”, afirma José Wilson.

 

Entusiasta do turismo

 

Ele encerra a Carta Aberta ressaltando o respeito que tem e que sempre terá por todos que fazem a ABIH Nacional e em Sergipe, e a gratidão às autoridades constituídas, imprensa, trade, empresários, sociedade sergipana e equipe de executivos com os quais “caminhou” ao longo dos oitos meses de gestão.

 

“Deixo claro que o meu entusiasmo pelo turismo de Sergipe continuará com mais força, agora na condição de voluntário desprovido de interesses em assumir funções institucionais, além de investidor do grupo VIDAM. Com disponibilidade de tempo investirei em mais qualidade, criatividade, hospitalidade e acolhimento nos segmentos de hospedagem (VIDAM Hotel) e entretenimento (VIDAM Náutico & Praias)”, promete.

 

 

Ascom ABIH-SE