ABIH-SE questiona candidato ao governo sobre propostas para alavancar o turismo sergipano

Publiciado em 01/09/2022 as 15:22

Os quatro candidatos mais bem-pontuados nas pesquisas sobre a disputa eleitoral para o governo de Sergipe falaram sobre as respectivas propostas para o desenvolvimento do turismo local, durante evento realizado na última terça-feira (30) pelo Fórum Empresarial de Sergipe. O “Encontro com candidatos ao governo de Sergipe” aconteceu no VIDAM Hotel Aracaju, localizado na Orla de Atalaia. Participaram da sabatina, cujas perguntas foram elaboradas pelas entidades do setor produtivo e integrantes do Fórum os candidatos: Alessandro Vieira, Fábio Mitidieri, Valmir de Francisquinho e Rogério Carvalho.

 

O evento contou com a presença de hoteleiros. A pergunta sobre o turismo sergipano foi elaborada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), e lida pela vice-presidente da entidade, Raíra Santos. Para ela, o evento foi um momento importante, pois a categoria pôde expor as necessidades existentes no segmento, e os postulantes ao cargo Executivo estadual tiveram a oportunidade de mostrar o que estão planejando para saná-las.

 

Por sorteio, a pergunta da ABIH-SE foi respondida pelo candidato Fábio Mitidieri. “Se eleito governador, o que jamais faria com o turismo de Sergipe, e como o setor hoteleiro seria tratado em seu governo?”. O candidato, que classifica o turismo como a indústria sem chaminé, disse ser necessário ter um olhar diferenciado para o setor em virtude do potencial para a geração de emprego e renda que o segmento possui, e pelo próprio estado oferecer boas condições para isso.

 

“Em parceria com a iniciativa privada vamos criar um calendário anual de eventos pré-definidos para facilitar que a hotelaria possa vender pacotes turísticos. Vamos atrair novos eventos para o estado e impulsionar o turismo de negócio, de lazer e religioso, por exemplo, e realizar políticas públicas que andem concatenadas para que possamos gerar o volume de empregos e o resultado desejados”, disse Mitidieri.

 

Recuperação da infraestrutura

 

Ele também garantiu melhorar a infraestrutura turística do estado recuperando rodovias que estão em rotas turísticas; construir orlas marítimas nos municípios de Santana do São Francisco, Barra dos Coqueiros e no Pontal de Indiaroba. 

 

“Daremos a estrutura necessária e fortaleceremos os circuitos internos regionais em parceria com os municípios. Criaremos, também, um programa de incentivo para os polos de Canindé, e dos litorais Norte e Sul. Conversando com a iniciativa privada entendemos as demandas que possuem, e algumas são de fácil resolução”, explanou.

 

Outras propostas do candidato são criar uma política pública de turismo prioritária para o Estado, e atualizar o Plano Estadual do Turismo no MAPA, visando captar mais recursos federais e incentivos para Sergipe.

 

Durante os três minutos de apresentação livre, o candidato Rogério Carvalho disse que o turismo de Sergipe “tem sofrido bastante com a falta de planejamento e de uma política constante de divulgação, de acordos com operadoras, de acordos com empresas de transporte aéreo e, ainda, com problemas de infraestrutura”, evidenciou.

 

Questionado por Alexandre Porto, ex-coordenador do Fórum Empresarial, sobre qual política pública será implantada junto ao setor produtivo do turismo, e se priorizaria para o estado apenas o turismo de lazer, esquecendo das demais vertentes do setor, como o de eventos e o religioso, o senador Alessandro Vieira respondeu que se eleito colocará na discussão sobre o desenvolvimento turístico os trabalhadores, empresários, investidores e empreendedores da área.

 

 

Discussão compartilhada

 

“Não se constrói política séria sem ouvir os técnicos. Existem várias faces do turismo e a nossa raia de competição não é com Maceió e Salvador, que são polos turísticos consolidados nacional e internacionalmente. Existe um imenso espaço para o turismo sergipano, pois temos riqueza cultural, gastronômica, prédios e cidades históricas, e belezas naturais. Temos problemas de infraestrutura, só que nosso estado é pequeno e esses entraves podem ser sanados, mas falta investimento”, frisou o candidato.

 

Alessandro Vieira disse que dentre as estratégias para fazer Sergipe deslanchar no cenário nacional do turismo estão a dotação de uma equipe técnica; e a implantação do orçamento participativo, pois acredita que é fundamental incluir a sociedade nessa discussão, para que ela tenha o entendimento de que o dinheiro público é do povo.

 

“Fazendo um processo amplo de construção de propostas, muito rapidamente você coloca de pé destinos, estratégias de valorização, mecanismos para atração de voos e roteiros. Temos potencial imenso para a geração de emprego e renda no turismo, que é abandonado por insuficiência de investimos e falta de impessoalidade da gestão”, afirma o candidato.

 

O coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Alberto Almeida, classificou o evento como muito importante, pois foi a oportunidade para que os candidatos falassem para o setor produtivo local o que julgaram ser necessário para serem eleitos, e as entidades ligadas ao Fórum exporem as dificuldades enfrentadas e dizerem o que enxergam como crucial para continuar evoluindo.

 

Ascom ABIH-SE