Setur participa do 1º Encontro com Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Polo dos Tabuleiros

Publiciado em 18/02/2022 as 08:57

O secretário de Estado do Turismo (Setur), Sales Neto, participou nesta quinta-feira, 17, do 1º Encontro com Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Polo dos Tabuleiros, realizado na Câmara de Vereadores de Carmópolis. O evento foi promovido pelo Fórum Regional de Turismo - Polo dos Tabuleiros, que é uma instância de governança regional constituída por 17 municípios. São eles: Carmópolis, Capela, Divina Pastora, Japaratuba, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, São Francisco, Siriri, Aquidabã, Cumbe, General Maynard, Graccho Cardoso, Malhada dos Bois e Maruim.

O secretário Sales Neto foi convidado para fazer parte da mesa ao lado da prefeita, Esmeralda Cruz; do presidente do  Fórum Regional de Turismo - Polo dos Tabuleiros, José Reis; e da presidente da Agência de Desenvolvimento Líder do Alto Sertão (ADLASS), Marleide Oliveira. Ao fazer o uso da palavra, ele deu boas-vindas aos presentes e enfatizou a importância do turismo para a economia do Estado, conceituando que essa reunião com os representantes dos municípios e suas instâncias de governança de turismo oportuniza o alinhamento de políticas públicas para impulsionar a atividade turística.

“Sabemos que cada ente tem a suas responsabilidades no desenvolvimento socioeconômico e no turismo não é diferente. O Governo do Estado tem um papel a cumprir na formatação de infraestrutura para o desenvolvimento do turismo, na indução, acompanhamento e apoio de projetos que venham a ser desenvolvidas na área do turismo em todo o Estado”, destacou o secretário Sales Neto, frisando que os municípios também tem um papel fundamental nesse processo, e reforçou que o Governo do Estado está ao lado de todos para dar as mãos, e assim possam desenvolver juntos o turismo em Sergipe.

A programação do evento contou com abordagem de diversos temas, dentre eles, ‘Por que incluir seu município no Mapa do turismo brasileiro’ e ‘Desafios para desenvolver o turismo regional’. Também teve a eleição da nova diretoria da Instância de Governança Regional (IGR), e as interlocutoras do Programa de Regionalização do Turismo da Setur, Waleska Carvalho Sá e Sheila Tatiane dos Santos, falaram sobre questões relacionadas ao Mapa do Turismo, explicando a importância dos municípios acessarem a plataforma e ficarem atentas aos prazos, pois é uma ferramenta que possibilita a viabilidade de recursos do Ministério do Turismo para desenvolverem projetos nos municípios.

“O Mapa do Turismo é uma radiografia da atividade turística em todos os municípios, então a gente vem reforçar isso aqui juntamente com a nossa  equipe, e todas as vezes que formos chamados para contribuir com os municípios de Sergipe estaremos presentes”, reforçou o secretário Sales Neto.

O presidente do Fórum Regional de Turismo - Polo dos Tabuleiros, José Reis, explicou que esse encontro foi mais uma oportunidade de estarem juntos todos os secretários municipais e dirigentes de turismo da região turística do Polo dos Tabuleiros, para dialogarem sobre o fazer turismo, embora todos ainda estejam enfrentando a pandemia do novo coronavírus. “Precisamos tratar sobre esse tema. Como fazermos turismo mesmo diante desse momento? Como nos desenvolvermos regionalmente? Como nos unirmos e criarmos de repente algumas formas de valorizar esse turismo regional em diferentes segmentos, seja ele religioso, de lazer ou de negócios”, disse.

Na oportunidade, a prefeita Esmeralda Cruz entregou ao secretário Sales Neto, um ofício para ser encaminhado ao governador Belivaldo Chagas, que solicita o apoio institucional para execução do projeto Cidade Bíblica, voltado ao turismo religioso no município. Na oportunidade, o secretário conheceu também algumas peças de Frivolitê, que é uma renda de agulha confeccionada a partir de nós usando uma lançadeira, chamada de naveta, ou agulha longa, confeccionadas por uma artesã local, e que inclusive, em Sergipe, Carmópolis é o único município que desenvolve essa arte manual.

 

 

 

Da ASN