Secretários de Turismo do Nordeste se reúnem para fortalecer atrativos turísticos da região

Publiciado em 26/09/2019 as 16:23

Os secretários de Turismo do Nordeste aproveitaram o primeiro dia da 47ª ABAV Expo Internacional, que acontece em São Paulo até sexta-feira (27), para tratar de uma agenda integrada, visando fortalecer o turismo da região.

A reunião aconteceu no estande da Bahia com as presenças dos Secretários Rodrigo Novaes (PE), Catulé Júnior(MA), Fausto Franco (BA), Arialdo de Mello Pinho (CE), Sales Neto (SE), Carina Câmara (PI), Aninha Costa (RN) e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, representando o secretário.

Na oportunidade, os gestores do turismo discutiram a criação de uma agenda estratégica para planejar e promover as demandas comuns dos nove estados. A proposta é promover os atrativos do destino Nordeste buscando mais investimentos e estruturação para o setor.

De acordo com o secretário de Turismo e Comunicação de Sergipe, Sales Neto, os gestores de turismo do Nordeste, assim como fizeram os governadores, estabeleceram um colegiado, que buscará unir forças para o desenvolvimento regional. "Precisamos congregar nossas forças para fazer mais pelos nossos estados, e o turismo incorpora-se a essa lógica. Iremos, a partir disso, realizar uma série de ações conjuntas para desenvolvermos o turismo da região. Entendemos que isso vai ser extremamente positivo para todo o segmento turístico”, declarou.

Para o vice-presidente do Fornatur/Nordeste e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a criação do grupo é de suma importância para o desenvolvimento da Região. “A reunião dos nossos estados é de grande importância para criar ações conjuntas no âmbito político, como também mostrar o Nordeste como um destino atrativo. Essa ação vem seguindo os laços existentes no Consórcio do Nordeste, que foi criado com todos os governadores da região”, pontuou Novaes.

Para o gestor maranhense, o Nordeste é mais que turismo de sol e mar. “Temos diversos roteiros e é inegável a nossa potência no turismo, portanto, essa união de forças entre os nove estados vai possibilitar um plano de ação alinhado de forma estratégica e conjunta” afirmou o secretário de estado do turismo, Catulé Júnior.

A próxima reunião está marcada para o dia 13 de novembro, em Fortaleza, quando será assinada uma carta aberta para informar aos órgãos competentes e à sociedade as articulações do grupo.

Da ASN