Projeto pretende alavancar turismo na Rota Aracaju-Canindé

O turismo sergipano ganhou um importante apoio para acelerar o seu desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e a competividade de seus atrativos. Uma parceria firmada entre o Sebrae Nacional, o Ministério do Turismo (Mtur) e a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) pretende fomentar o investimento público e privado na oferta turística na Rota Aracaju/Canindé.
Denominado Investe Turismo, o projeto será lançado na próxima segunda-feira, 19, ás 8h, no Comfort Hotel, com a presença do Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://lojavirtual.se.sebrae.com.br/loja/
A iniciativa vai garantir, até fevereiro de 2020, a realização de diversas ações para ampliar o acesso dos microempreendedores individuais e proprietários de micro e pequenas empresas às ferramentas de inovação e melhorar a oferta e promoção de produtos e serviços, elevando assim a competitividade dos empreendimentos que atuam no setor.
Em Sergipe serão beneficiados 120 pequenos negócios ligados à atividade turística (meios de hospedagens, agências de viagens e receptivo, locadoras de veículos, transportadoras turísticas, guias de turismo, empresas de entretenimento e lazer, organizadores de eventos, bares, restaurantes e similares, artesãos e grupos folclóricos) e outros 60 potenciais empreendedores que atuam nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Estância, Itabaiana e Canindé de São Francisco.
“ A ideia é mapear os gargalos tecnológicos desses destinos e resolvê-los por meio da aproximação entre os empreendedores, startups e empresas de tecnologia. Pretendemos também inovar o sistema de informações turísticas e os canais de distribuição dos nossos produtos, além de fortalecer a divulgação dos atrativos no ambiente digital”, explica o diretor técnico do Sebrae, Emanoel Sobral.
Todas as ações serão executadas de forma integrada pelo Sebrae e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tendo as secretarias municipais da área e o trade turístico como entidades parceiras.
Promoção do Destino
Aliado à ampliação da presença online, o Investe também vai garantir a realização de caravanas para apresentação do Destino em dez cidades nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Outra iniciativa é a promoção de famtours e press trips com jornalistas e influenciadores digitais nacionais e internacionais.
O primeiro deles foi realizado entre os dias 6 e 11 de agosto, com a presença de doze agentes de viagem de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), além de um jornalista de São Paulo.
O Investe irá atuar ainda no fortalecimento da produção associada ao turismo (artesanato, gastronomia, cultura e agronegócio), com a oferta de oficinas de design e precificação dos produtos e serviços. A ideia é estimular o surgimento de redes de cooperação territórios para facilitar a comercialização dos itens.
Buscando garantir a abertura de novos mercados para esses empreendedores, serão promovidas Rodadas de Negócios com a participação de diversas entidades e empresas que compõem o trade turístico.
Um outro foco do projeto é facilitar o acesso dos empresários às linhas de financiamento específicas para o turismo. Serão promovidos seminários de divulgação das linhas de crédito do BNDES e do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), além da oferta de orientações para elaboração de projetos.
“ O Investe irá ajudar ainda no fortalecimento da governança do turismo, com oficinas que buscam facilitar a integração e atuação conjunta da gestão pública com a iniciativa privada. A ideia é também atualizar o Plano Estratégico Estadual de Turismo, que desde 2014 não sofre alteração, apoiar o resgate do Fórum Estadual de Turismo e monitorar o seu funcionamento”, reforça Emanoel Sobral.
Da Ascom

Segundona do Turista abre mês de julho com muito forró na Rua São João
Entre as atrações, estão Glaubert Santos, Quadrilha Junina Retirantes do S