Período junino pretende movimentar a cadeia turística do estado

Publiciado em 18/06/2019 as 11:44
Foto: Cesar Oliveira

O mês de junho é o período mais esperado por muitos sergipanos, e este ano um movimento considerável é aguardado em toda a cadeia turística. O governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur), está com grande expectativa mediante algumas ações realizadas de divulgação do destino. 

O gestor da pasta do Turismo, Manelito Franco Neto, afirma que além das ações com destaque aos festejos juninos, o ano de 2019 terá ainda outros trabalhos de promoção. “A ideia é de cada vez mais promover o destino em ações como a que realizamos Salvador, pois o resultado foi muito positivo. O público baiano tem um grande apreço pelo estado e acredito que teremos uma grande demanda durante as festas juninas”, ressalta. 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, o período de 20 a 25 de junho é o mais procurado. “Para este ano o previsto é uma média de 90% na ocupação”, salienta. 

Para o gerente do Aracaju Praia Hotel, Vinicius Bohana, “há alguns anos a capital apresentava um cenário bem melhor para a hotelaria no mês de junho. O momento atual é diferente, mediante alguns aspectos econômicos, mas teremos uma boa ocupação durante o feriado”, disse. 

Otimista com o aquecimento no comércio, a proprietária do Restaurante Caçarola, Meg Lavigne, comenta a expectativa sobre os festejos juninos. “O mercado já começou a ser decorado e isso ajuda a motivar o público em relação ao período. Além disso, nós já estamos percebendo a presença de alguns turistas e a expectativa é de que iremos receber ainda mais visitantes até o mês de julho”, frisa. 

O músico Haroldo de Olivera, integrante da banda “Os três Muleques” se diz satisfeito com a agenda cheia. “É um período que nos deixa felizes e, durante todo o ano, nos apresentamos na Casa de Forró mais conhecida de Aracaju, localizada na Orla de Atalaia e conciliamos a agenda de shows com apresentações em outros espaços também. Somos em cinco na banda, no entanto, durante o mês de junho, eu e mais dois colegas tiramos férias dos nossos empregos formais para nos dedicar exclusivamente a grande quantidade de shows”, esclarece o cantor. 

Os passeios como Crôa do Goré, Ilha dos Namorados, Caniôns do Xingó e o Oceanário de Aracaju, são alguns dos atrativos que encantam os turistas. O proprietário da Farol Tur Receptivos, Erivaldo Vieira dos Santos, revela que está na torcida do aumento na procura dos passeios. “Muitos turistas e principalmente os baianos, tomam a decisão de última hora e a nossa torcida é de que escolham Aracaju como destino neste São João”, acrescenta. 

Estância

O município segue os 30 dias de festa com atrações culturais, shows de bandas regionais e nacionais. “É um São João voltado a uma característica mais tradicional, ou seja, temos grupos folclóricos que se apresentam em vários eventos e, claro, que a nossa maior atração é o barco de fogo. O mês não acabou e já temos muito a comemorar. Sentimos um acréscimo no número de turistas com a presença de baianos, cariocas, mexicanos e até americanos. É nítido o fortalecimento da economia, porque a festa reúne os elementos da cultura de Sergipe e isso é o que o público aprova”, conclui o assessor especial de turismo da prefeitura de Estância, Allan Alberto Oliveria.

Da ASN