Centro de Turismo contará com ações culturais e de valorização da arte sergipana

Publiciado em 06/02/2018 as 23:06

Em uma reunião realizada na Secretaria de Estado do Turismo, nesta terça (06), foram definidas ações de promoção do Centro de Turismo, que fica localizado na área central de Aracaju. O encontro reuniu o secretário Fábio Henrique, comerciantes do Centro de Turismo e da Rua 24 Horas, além do músico Jailson do Acordeon.

O Centro de Turismo será reinaugurado nos próximos dias pelo governador Jackson Barreto, completamente reformado. O prédio é datado de 1911, com contornos arquitetônicos de elementos que vão do romântico ao neoclássico. “Foi discutido um projeto para que todas as sextas aconteçam apresentações artísticas e culturais no Centro de Turismo”, explicou o secretário Fábio Henrique.

Também serão realizados desfiles de grupos folclóricos pelas ruas no entorno do espaço, para movimentar aquela região. “O projeto está sendo discutido entre o governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, e nós, comerciantes. Estamos participando do processo de toda a revitalização” explicou o comerciante Esmael Feitosa Rocha, acompanhado dos colegas Samuel Santos, Rosângela Cruz e Roberto Carlos.

Centro de Turismo

O Centro de Turismo possui 29 lojas, com comerciantes e também artesãos. A reforma possibilitou que os visitantes tenham acesso a um espaço com melhoria da estrutura elétrica, telhado, esgotamento, drenagem, pintura e acesso, proporcionando que pessoas com deficiência e idosos possam circular sem transtornos pelo local.

A obra do governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão. Lá é possível encontrar das cerâmicas de Santana do São Francisco às rendas irlandesas de Divina Pastora.

O prédio ocupado atualmente pelo Centro de Turismo foi construído para sediar a Escola Normal de Aracaju. Atualmente, como ponto de difusão da cultura sergipana, expõe bordados, cerâmicas, couros, palhas e outros produtos típicos. O imóvel secular ainda mantém sua estrutura original.