Aeroporto de Aracaju passa a ter voo direto para Buenos Aires

Publiciado em 13/09/2017 as 16:26

Nesta quinta-feira, 14, o governador Jackson Barreto assina Termo de Acordo com a Gol Linhas Aéreas para a implantação de um voo semanal ligando Aracaju até Buenos Aires. O voo está previsto para começar a operar em 04 de novembro. A solenidade ocorre no palácio dos Despachos, às 11 horas.

O voo será realizado pela Gol com saídas e chegadas aos sábados, a aeronave será um Boeing 737-800. O voo fará escala em Salvador e o tempo médio de viagem será de 4h30, já contando com a escala. Para viabilizar a operação, o governo do Estado concedeu incentivo no QAV (querosene de aviação), reduzindo a alíquota do ICMS incidente para 6%.

A implantação do voo garantirá turistas argentinos no Estado. A expectativa é de que o voo atraia uma média de 600 argentinos mensalmente para Sergipe, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo.

Até o início da operação do voo, a secretaria de Turismo realizará ações promocionais na Argentina para reforçar o destino Sergipe. Serão realizadas rodadas de negócios entre os receptivos e hotéis, operadoras, agentes de viagens e a imprensa argentina.

Estrutura

A Infraero está desenvolvendo um projeto para que o aeroporto opere com tranquilidade, desenvolvendo uma logística integrada com a Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Ministério da Agricultura e governo de Sergipe. O voo já foi autorizado pela Anac e pela autoridade competente de aviação argentina.

O Termo de Adesão estabelece ainda que a Gol manterá, no mínimo, a mesma quantidade de voos nacionais operacionalizados em 2016 em Sergipe, além de operacionalizar voos extras para o estado no período de alta estação, de acordo com a demanda.

Aeroporto Santa Maria

Em 2016, o Aeroporto de Aracaju recebeu 1.225.591 passageiros, em 2017, até junho, as estatísticas da Infraero indicam que o aeroporto já recebeu, um total de 603.240 passageiros.

Em 02 de junho, a Infraero apresentou o novo projeto de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Santa Maria. A obra está orçada em R$ 85 milhões, valor que compreende o novo terminal e a ampliação do pátio de aeronaves em 8.500 m2. Outros R$ 25 milhões serão destinados à conclusão da obra da pista de pouso e decolagem, que já alcançaram 80% de execução.