Maquete do novo Aeroporto de Aracaju é apresentada

Publiciado em 03/06/2017 as 05:52


“A reforma do aeroporto é fruto do diálogo. Juntos [governos federal e estadual e a bancada federal de Sergipe] conseguimos transformar esse sonho em realidade. Concluída a obra, asseguraremos a plena funcionalidade do aeroporto até 2038, e ainda poderemos nos orgulhar de possuir um dos mais modernos terminais do Brasil”. Foi com estas palavras que o líder do Governo no Congresso Nacional, André Moura (PSC/SE), apresentou o projeto das obras de modernização e ampliação do Aeroporto de Aracaju, em cerimônia no Palácio de Despachos do Governo de Sergipe na manhã desta sexta-feira (02).
Participaram do evento o governador Jackson Barreto, o diretor de engenharia da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Barzellay [na foto, ao lado do governador]; o superintendente de engenharia , Adelcio Guimarães; o superintendente do Aeroporto Santa Maria, José Osman Oliveira Silva; além de deputados federais, estaduais e secretários do governo.
O líder anunciou que o edital de licitação para o projeto será lançado no dia 12 de junho, com o início das obras, orçadas em R$ 110 milhões, previsto para o mês de agosto. André Moura destacou a união e o esforço de toda a bancada sergipana, em parceria com o governo estadual, para viabilizar a conclusão das obras o mais rápido possível. “Espero fazer mais ações como essa, trazendo recursos, benefícios e mais obras para melhorar a qualidade de vida dos sergipanos”, frisou.
Segundo a Infraero, com a reforma do terminal de passageiros, a área construída no Santa Maria passará dos atuais 10 mil metros quadrados para 14 mil, incremento de 40%. Além disso, o terminal terá um acréscimo de 50% na capacidade total de passageiros, indo de 2,64 milhões por ano para quatro milhões. Por fim, Rogério Barzellay apresentou números que apontam para a criação de dois mil empregos, entre diretos (500) e indiretos (1,5 mil), com as obras do aeroporto.
Além da reforma do pavimento térreo do terminal de passageiros – com a climatização total do espaço – e ampliação da pista de pouso e decolagem, a modernização do Aeroporto Santa Maria contemplará ainda a revitalização das fachadas, adequação do pavimento superior para instalação das salas de embarque, ampliação da área comercial, reforma dos sanitários, implantação de uma nova praça de alimentação, novas escadas rolantes, construção de quatro pontes de embarque ligando as salas de embarque aos aviões, cobertura para estacionamento de veículos, aproveitamento da água da chuva e promoção da acessibilidade em todo o espaço.