Intoxicação por produtos de limpeza em crianças: Como agir para evitar tragédias

Publiciado em 21/05/2025 as 12:59

Os primeiros anos da maternidade e dos cuidados com crianças pequenas trazem diversos desafios, especialmente para mães e responsáveis que não tem uma rede de apoio consistente. Entre as principais preocupações estão os acidentes domésticos, que podem ocorrer em questão de segundos. A intoxicação por produtos de limpeza figura como um dos mais graves, podendo acontecer por ingestão acidental, contato com a pele ou inalação.

 

As cores vibrantes, embalagens atrativas e até aromas adocicados de alguns produtos despertam a curiosidade infantil, levando as crianças a levá-los à boca ou manipulá-los sem perceber o risco. Muitas vezes, o simples contato com a pele já pode provocar queimaduras ou irritações severas.

 

A Enfermeira Kamilla Ismerim, Coordenadora de Enfermagem da Hapvida, explica que as primeiras medidas são cruciais para evitar danos maiores a saúde. “Todas as suspeitas de intoxicação em crianças exigem avaliação médica imediata, pois os efeitos podem ser tardios.”, destacou.

 

A profissional ainda alerta que não é necessário provocar vômito, pois essa ação pode causar mais danos ao organismo, dependendo da substância ingerida. Em caso de contato com pele ou olhos, é importante lavar abundantemente com água corrente.

 

Medidas Preventivas

  • Armazenamento adequado: Guarde todos os produtos de limpeza em armários elevados e com chave, inacessíveis às crianças.
  • Embalagens de segurança: Dê preferência a frascos com sistemas de abertura difíceis para crianças.
  • Manter embalagens originais: Nunca transfira produtos químicos para recipientes de alimentos ou bebidas.
  • Organização separada: Mantenha produtos de limpeza longe de alimentos e medicamentos.
  • Contatos de emergência: Mantenha números de emergência em local visível e de fácil acesso.
  • Orientação sobre os perigos: Oriente as crianças sobre os perigos desses produtos de forma adequada à faixa etária.

Em caso de acidente, a Coordenadora de Enfermagem, reforça que é fundamental a Identificação do produto, portanto, levar a embalagem original ou anote todas as informações disponíveis para a equipe médica.

 

Além de acionar o SAMU e dirigir-se imediatamente à unidade de saúde mais próxima, mesmo que não haja sintomas aparentes.

 

Sobre a Hapvida

 

Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

 

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 88 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

 

Ascom Hapvida