Qual medicamento é mais eficaz para a perda de peso, Mounjaro, Wegovy ou Ozempic

Com a chegada do Mounjaro ao mercado brasileiro, muitos se perguntam qual medicamento é mais eficaz para a perda de peso, Mounjaro, Wegovy ou Ozempic? Um estudo apresentado neste domingo no Congresso Europeu de Obesidade (ECO) e publicado simultaneamente na revista científica New England Journal of Medicine buscou responder essa pergunta e concluiu que se trata do Mounjaro.
Os resultados do estudo SURMOUNT-5 mostram que os participantes tratados com a tirzepatida (princípio ativo do Mounjaro) alcançaram uma redução média de peso de 20,2% em comparação a 13,7% com a semaglutida (princípio ativo do Ozempic), em 72 semanas. Isso corresponde a uma perda de peso relativa 47% maior. Em média, os pacientes em uso de tirzepatida perderam 22,8 kg, enquanto os que estavam em uso de semaglutida perderam 15 kg.
Em dezembro do ano passado, a Eli Lilly, farmacêutica fabricante do Mounjaro, já havia divulgado resultados preliminares deste estudo. Mas só agora o trabalho foi publicado na íntegra.
Em um desfecho secundário do estudo, o Mounjaro alcançou resultados superiores em todas as metas de redução de peso corporal, com 64,6% dos participantes em uso de tirzepatida alcançando pelo menos 15% de perda de peso, em comparação com 40,1% daqueles tratados com semaglutida. Além disso, os participantes tratados com tirzepatida alcançaram uma redução média superior de circunferência abdominal de 18,4 cm, enquanto os tratados com semaglutida tiveram uma redução média de 13 cm.
Os efeitos colaterais relatados no estudo comparativo foram semelhantes aos já apresentados em trabalhos anteriores. Dessa forma, os eventos adversos mais comumente relatados tanto para tirzepatida quanto para semaglutida foram relacionados ao trato gastrointestinal leves a moderados. Durante o estudo, 6,1% dos participantes que tomaram tirzepatida descontinuaram o tratamento devido a eventos adversos, em comparação com 8% dos participantes que tomaram semaglutida. No entanto, o estudo não foi projetado para comparar a segurança e a tolerabilidade de tirzepatida com as de semaglutida.