Governador anuncia concurso da Saúde com cerca de 900 vagas
Fábio Mitidieri anunciou IBFC como banca organizadora; edital deve ser lançado ainda em janeiro
O governador Fábio Mitidieri confirmou nesta terça-feira, 14, mais um concurso na atual gestão: o da Saúde. Ao lado dos secretários de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, e da Administração, Lucivanda Rodrigues, o chefe do Executivo estadual anunciou o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) como banca organizadora, e informou que o edital deverá ser lançado ainda neste mês de janeiro. Serão 878 vagas ofertadas em diversas especialidades.
“É o maior concurso da Saúde já realizado. Você que quer ser servidor do Estado na área, já comece a se preparar. Até o fim de janeiro, teremos o edital publicado”, afirmou Fábio.
As 878 vagas estarão divididas nos seguintes cargos: 627 para médico, 80 para enfermeiro, 72 para técnico em enfermagem, 25 para cirurgião dentista, 20 para assistente social, 13 para técnico em radiologia e 12 para psicólogo. Também estarão disponíveis nove vagas para fisioterapeuta, cinco para biólogo, três para os postos de farmacêutico bioquímico, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional, e outras duas para a função de farmacêutico.
Na ocasião, o secretário Cláudio Mitidieri destacou a importância de voltar a realizar o concurso para a área da Saúde, contemplando as mais variadas especialidades. Segundo ele, este será o maior concurso da história da pasta. “É um concurso importante, porque há muitos anos que não há concurso na Saúde. Talvez seja o maior concurso público na Secretaria de Saúde da história, com quase 900 vagas e diversas especialidades, médico, enfermeiro, psicólogo, auxiliar de enfermagem, entre outros postos. Divulgando a banca, a gente já cria uma expectativa para a publicação do edital ainda no final desse mês", ressaltou.
O concurso da Saúde deriva dos Projetos de Lei nº 478/2024 e nº 475/2024, aprovados pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em dezembro de 2024, que viabilizaram a publicação do edital. As medidas geraram modificações nos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCVs) para os servidores da saúde, incluindo os novos concursados, estabelecendo ajustes nas tabelas de vencimento básico dos grupos ocupacionais da administração pública estadual.
A iniciativa reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com a estruturação das carreiras e a valorização dos servidores públicos, passo essencial para a realização de novos certames. “Tudo está ficando pronto para mais um concurso histórico do Estado. São diversas áreas contempladas, e para quem quer fazer o concurso, a hora é agora. Essas medidas buscam, em primeiro lugar, estruturar melhor as carreiras e garantir a realização de concursos indispensáveis”, pontuou a secretária da Administração, Lucivanda Rodrigues.
Concursos
Atualmente o Governo de Sergipe administra 20 concursos públicos, com 585 novos servidores nomeados. Sob a atual gestão, foram homologados sete concursos, além de nove que estão em andamento e outros quatro que estão em vigência (da gestão passada, com possibilidade de novas convocações).
Pacientes da Hapvida têm taxa de recuperação em UTIs acima da média nacional
Agilidade no atendimento garante segurança e rápida recuperação para pacientes internados