Governador de Sergipe visita hospitais da rede estadual para conferir assistência prestada às crianças

Em visita ao Hospital da Criança e à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, Fábio Mitidieri avaliou a organização e a efetividade dos serviços no enfrentamento às síndromes gripais

Publiciado em 31/05/2023 as 15:00
Mário Sousa/ ASN

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, realizou nesta quarta-feira, 31, visitas ao Hospital da Criança José Machado de Souza e à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, para conferir de perto a organização e o funcionamento dos serviços especializados no atendimento pediátrico e materno-infantil. A visita foi acompanhada pelos secretários de Estado da Saúde, Walter Pinheiro; Especial da Comunicação, Cleon Nascimento; e Especial de Gabinete do Governador, Tiago Andrade.

A exemplo dos demais estados da Federação, Sergipe tem sofrido com um surto sazonal de doenças respiratórias, que tem levado o Governo do Estado a tomar medidas emergenciais para garantir a assistência integral nas unidades especializadas em atendimento infantil.

Somente nesses primeiros cinco meses, o número de leitos pediátricos abertos em todo o estado para responder ao surto de síndromes gripais já é superior ao total aberto durante a pandemia da Covid-19. Até o momento, já foram ativados 52 novos leitos no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), no Hospital Santa Isabel, e no Hospital Regional de Estância. A expectativa é que novos leitos sejam abertos nos próximos dias, numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju.

"Viemos conferir o trabalho realizado por nossas equipes aqui no Hospital da Criança que, apesar de estar lotado, a gente vê que as crianças estão sendo bem atendidas, com todo o suporte necessário. Conversei com os familiares, com as mães dessas crianças, e pude ver que elas têm aqui uma estrutura muito boa dentro do hospital, que não deixa a desejar em nada. É um hospital novo, porta aberta, que vem atendendo, inclusive, a baixa complexidade, para qual não foi concebido, mas que nesse momento é necessário. O que encontramos aqui hoje nos dá um alívio, um conforto, porque sabemos que as crianças estão sendo muito bem tratadas e bem cuidadas", disse o governador, na saída do Hospital da Criança.

De acordo com ele, o desafio maior em relação ao surto deste ano está no tempo de permanência que as crianças têm demandado internadas, o que torna a rotatividade de leitos muito baixa. "É uma síndrome que tem sazonalidade, todo ano ocorre, porém, a diferença deste ano para os outros é que essa virose veio mais agravada. A criança que ficava dois, três dias em observação, está ficando às vezes dez, 15 dias, usando o mesmo leito. Ou seja, você tem uma rotatividade menor, daí a sobrecarga", complementou.

Mitidieri também reforçou a preocupação da gestão estadual com a integração de esforços com a Prefeitura de Aracaju para fortalecer a rede assistencial na capital. "Convidei a secretária de Saúde de Aracaju, Vanessa Barbosa, e o prefeito Edvaldo Nogueira, para uma reunião para que a gente possa tentar alinhar as ações para ampliar o número de leitos e dar uma resposta rápida, já que é uma cobrança de toda a sociedade. A gente tem visto isso nas ruas, nas redes sociais, na imprensa, as mães cobrando a ampliação desses leitos nesse momento de dificuldade que todas estão passando".

Hospital da Criança

Na visita ao Hospital da Criança, o governador conferiu a situação de sobrecarga enfrentada nas enfermeiras, e aproveitou para conversar com profissionais de saúde e com acompanhantes de pacientes que estavam em atendimento.

O Hospital da Criança é uma das principais portas de atendimento de urgência pediátrica em Sergipe. A unidade presta atendimento ininterrupto, 24h por dia, todos os dias da semana, prestando atendimento de demandas espontâneas e referenciadas, em crianças com idade a partir de 29 dias até 12 anos.

A unidade possui um total de 57 leitos, sendo 17 de internamento em clínica médica, mais um de isolamento; seis leitos de internamento em clínica cirúrgica; 22 leitos de pronto-socorro, mais um isolamento; sete leitos de estabilização, sendo dois destes cirúrgicos. O centro cirúrgico da unidade conta com duas salas cirúrgicas; além de três leitos de recuperação pós-anestésica.

"A vinda do governador aqui ao Hospital da Criança é muito importante nesse momento, onde temos, sim, um movimento intenso de crianças. Tivemos a oportunidade de levá-lo aos espaços críticos, inclusive porque essa visita também traz um apoio moral para os próprios profissionais que estão aqui no dia a dia fazendo um trabalho incrível. Já temos alguns encaminhamentos definidos, algumas estratégias que envolvem um trabalho coordenado com o município e é essa a nossa intenção, de trabalhar em cooperação", frisou o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro.

De acordo com ele, além dos 52 leitos já ativados, o Estado continua se mobilizando para abertura de novos leitos, inclusive para o Hospital da Criança. "A ideia é fazer uma cooperação com o município de Aracaju para que possamos dividir essas atribuições. Sabemos que é papel institucional do Governo do Estado garantir a assistência de alta complexidade, mas, neste momento atípico, podemos ser solidários e enfrentar essa questão de frente", acrescentou o secretário.

Assistência materno-infantil

Na visita à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Fábio avaliou como estão sendo ofertados os atendimentos a gestantes de alto risco e aos recém-nascidos. A unidade é referência na assistência de alta complexidade e acolhe pacientes da capital e de municípios do entorno.

Somente neste primeiro trimestre, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizou mais de três mil atendimentos. Diante do cenário de aumento de demanda, em decorrência dos casos de síndromes gripais, a unidade tem concentrado esforços para garantir a assistência de mães e bebês prematuros.

Fonte: ASN