Sábado Saudável: nove UBSs abrirão para vacinação e serviços de saúde da mulher

O funcionamento das nove UBSs aos sábados faz parte da estratégia da Prefeitura de Aracaju para ampliar o acesso da população aos serviços essenciais de prevenção a doenças

Publiciado em 20/05/2023 as 09:00
SMS/ Reprodução

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará neste sábado, 20, mais uma ação voltada para a Saúde da Mulher em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Das 8h às 13h, funcionarão as UBSs João Bezerra, Hugo Gurgel, Augusto Franco, José Calumby, Adel Nunes, Cândida Alves, João Oliveira Sobral, Osvaldo Leite e Geraldo Magela. Vacinas de rotina e contra covid também estarão disponíveis nas Unidades e nos três shoppings da capital.

O funcionamento das nove UBSs aos sábados faz parte da estratégia da Prefeitura de Aracaju para ampliar o acesso da população aos serviços essenciais de prevenção a doenças. Embora a ação seja voltada para a saúde da mulher, toda a população pode acessar os serviços disponibilizados. O foco é elevar a cobertura vacinal dos aracajuanos.

“Periodicamente, estamos fornecendo à população procedimentos e serviços aos finais de semana com o propósito de facilitar a ida das mulheres até as Unidades Básicas de Saúde que estarão abertas. Precisamos cuidar da saúde das mulheres, e mais ainda, proporcionar o acesso que por vezes é difícil de segunda a sexta, seja por motivos de trabalho, falta de tempo ou outras ocupações. Mas é extremamente importante o comparecimento das mulheres para colocarem a saúde em dia”, destaca a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Serão ofertados exames citopatológicos de colo de útero, testes rápidos de gravidez, sífilis, HIV, hepatite, além de vacinação de rotina. Também serão disponibilizados o agendamento dos seguintes exames: ultrassonografia mamária, ultrassonografia transvaginal, mamografias e retinografias. Haverá atendimento odontológico para o público que comparecer, preferencialmente gestantes. Durante a ação, ocorrerão atividades com os professores do Programa Academia da Cidade.

Para ter acesso aos serviços, o público deve apresentar RG, cartão do SUS e comprovante de residência de Aracaju. As mulheres que tiverem o interesse de realizar exame citopatológico deverão evitar relação sexual nas 48 horas antecedentes, duchas e o uso de medicamentos vaginais.

Vacinação
Qualquer pessoa, inclusive crianças a partir dos seis meses de vida, terá acesso à vacinação contra a covid-19 para primeira e segunda doses ou ainda a dose de reforço nas nove UBSs abertas neste sábado, bem como vacinação de rotina para crianças e adultos de todas as idades. É preciso levar documento de identificação com foto e cartão de vacinação para receber o imunizante contra a covid-19. Nos três shoppings da capital, das 10h às 16h, todas as pessoas a partir de 5 anos poderão ser vacinadas.

Fonte: SMS Aracaju