Sergipe já tem laser de última geração para tratamento da próstata e do cálculo renal

Médico urologista Rodrigo Tonin integra seleto grupo de profissionais que farão cirurgias utilizando o Thulium Laser, equipamento importado da Itália e recém-chegado ao Brasil

Publiciado em 24/03/2023 as 17:00
Divulgação

O médico urologista Rodrigo Tonin integra o seleto grupo de profissionais em Sergipe que oferecerá aos pacientes, tratamento com o Quanta System Fiber Dust, equipamento de última geração, alta performance e tecnologia avançada, também conhecido como Thulium Laser. Importado da Itália, o aparelho começou a ser usado no Brasil no segundo semestre de 2022, e foi trazido para Sergipe pela Rede Primavera Saúde, resultado de um investimento superior a R$ 1 milhão.

O Thulium Laser é considerado o mais moderno da atualidade para o tratamento de cálculo renal e de Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), que é quando a glândula aumenta de tamanho e passa a pressionar a uretra, causando o estreitamento do canal uretral e, consequentemente, problemas na bexiga e dificuldade para urinar. A hiperplasia é um tumor não-cancerígeno que precisa ser tratado.

“A hiperplasia benigna da próstata é algo muito comum entre os homens a partir dos 50 anos. Até então fazíamos o tratamento através da ressecção endoscópica, que seria, grosso modo, uma raspagem da glândula. Com o Thulium Laser faremos enucleações, cirurgias minimamente invasivas e que possuem melhores precisão e resultados. A partir de agora atuaremos com ainda mais eficiência em próstatas com volume muito aumentado. Com Thulium o paciente terá, além de menos risco de sangramento, menor tempo de recuperação pós-cirurgia”, explica Dr. Rodrigo Tonin.

Nesta sexta-feira (24) Dr. Rodrigo Tonin participa do evento ‘Enucleação e Litíase’ utilizando o novo equipamento, realizado pelo Hospital Primavera em parceria com a empresa Handle Urologia, e ministrado pelo médico urologista e mestre em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tiago Hota.

Ao longo do dia três pacientes serão submetidos a procedimento cirúrgico utilizando o Thulium Laser. Um desses pacientes é acompanhado em consultório por Dr. Rodrigo Tonin, pois, em consequência da próstata aumentada, já estava com dificuldade para urinar.


Assessoria de Imprensa