Vacina bivalente: Aracaju já vacinou mais de 17 mil pessoas dos grupos prioritários

O imunizante está disponível nas 45 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira

Publiciado em 24/03/2023 as 16:00
Ascom/SMS

Na próxima segunda-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completa um mês do início da aplicação da vacina bivalente contra covid-19 em grupos prioritários na capital, e já foram aplicadas 17.304 doses da vacina.

O imunizante está disponível nas 45 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, e nos três shoppings aos sábados (Riomar, Jardins, Aracaju Parque Shopping). Para receber a vacina bivalente, é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina contra covid e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Larissa Ribeiro, a capital recebeu 40.488 doses do imunizante bivalente da Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo Governo do Estado. No último dia 20, a rede municipal começou a aplicação da vacina bivalente para profissionais de saúde e já foram aplicadas 714 doses.

“Neste primeiro momento, estão sendo imunizadas pessoas a partir de 12 anos com deficiência e com imunossupressão; idosos a partir de 60 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; grávidas e puérperas; quilombolas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional e os profissionais da saúde”, explica.

Profissionais da saúde

A vacinação está sendo ofertada em todas as salas de vacina das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos três shoppings da cidade. Para ter acesso à vacinação em qualquer um dos pontos, o profissional de saúde deve estar munido de RG, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacina. A comprovação da profissão deve ser feita com contracheque ou documento de conselho de classe, por exemplo.

Vacina bivalente

É recomendada como dose de reforço para quem foi imunizado com, pelo menos, duas doses da vacina contra a covid-19. Para isso, a pessoa tem que ter tomado a última vacina há quatro meses. O imunizante bivalente protege contra o vírus original e suas variantes, incluindo a Ômicron.

“É necessário ter finalizado o esquema primário (primeira e segunda dose) e ter quatro meses de intervalo entre a última dose e o reforço. Quem não recebeu nenhuma dose deverá iniciar o esquema vacinal com as doses um e dois e, posteriormente, com a bivalente, respeitando o intervalo de quatro meses entre a última dose e a bivalente”, enfatiza a coordenadora.

Vacinação especial

Neste sábado, 25, oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os pontos de vacinação instalados nos shoppings RioMar, Aracaju Parque e Jardins funcionarão com uma vacinação especial.

Das 7h às 13h, vão funcionar as UBSs: Augusto Franco (Augusto Franco), Ávila Nabuco (Conjunto Medici), Celso Daniel (Santa Maria), José Augusto Barreto (Japãozinho), José Machado (Santos Dumont), Francisco Fonseca (18 do Forte), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Santa Terezinha (Robalo). A vacinação nas Unidades neste sábado, será para pessoas acima de 6 meses (covid-19) e atualização da caderneta vacinal.

“Já nos shoppings a vacina será ofertada para pessoas com idade acima de 5 anos (covid) e poliomielite. Os pontos de vacinação instalados nos três shoppings seguem funcionando das 10h às 16h. Cabe salientar que nos shoppings não é ofertada a vacina Pfizer baby para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias”, enfatiza a coordenadora.

Fonte: SMS Aracaju