Saúde e TCE firmam parceria no movimento Vacina Mais Sergipe

Publiciado em 22/09/2022 as 06:00
Supec/ Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde participou nesta quarta-feira, 21, de uma reunião no Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE). Foram discutidas estratégias para ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil e tríplice viral que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola.

“A cobertura vacinal da poliomielite em 2021 chegou a 73% e a tríplice viral ficou em 56%, neste ano a cobertura da poliomielite está na marca dos 64% e a tríplice 41%. Essa parceria com o TCE vai nos ajudar muito a atingirmos uma proporção maior, precisamos garantir que a vacinação se amplie, que todas as nossas crianças fiquem protegidas contra doenças que não podem voltar a ser um problema de saúde pública”, ressaltou a Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

Segundo a análise da cobertura vacinal em Sergipe feita pela SES, até o momento, os municípios que estão em 95%, ou mais, na vacinação da poliomielite são: General Maynard, Feira Nova, Frei Paulo, Santana do São Francisco, Gararu, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Pedra Mole, Pedrinhas e Santa Luzia do Itanhy. Somente atingiram a mesma meta de cobertura em relação à tríplice viral, os municípios de Pedrinhas, Pinhão, Cumbe, Moita Bonita e General Maynard.

O Tribunal de Contas do Estado se propôs a emitir um alerta aos municípios sergipanos, se tornando parceiro ativo do movimento Vacina Mais Sergipe. “Vamos nos somar às instituições e entidades de todo o país que têm desenvolvido iniciativas para ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite. O TCE irá emitir alerta aos municípios mediante os dados que a SES oferecerá em relação à baixa cobertura. Queremos induzir os jurisdicionados a fazerem um trabalho ainda mais dinâmico e acelerado, para que não tenhamos o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil. Precisamos ter esse acompanhamento também nos municípios sergipanos, ver quais ações estão sendo adotadas para que possamos atingir o percentual ideal até o final do mês”, ressaltou a conselheira do TCE, Susana Azevedo.

O Ministério da Saúde (MS) tinha como meta vacinar 95% das 14,3 milhões de crianças com idade entre 1 e 4 anos, porém, apenas cerca de 34% tinham recebido a dose no país. Por causa da baixa adesão à vacinação por parte da população, o encerramento da campanha Nacional que estava prevista para o último dia 09, foi prorrogado pelo Ministério da Saúde para o próximo 30 de setembro.

Fonte: Supec