Setembro Amarelo: quando devo procurar acompanhamento psicológico?

Publiciado em 20/09/2022 as 11:27

O mês de setembro é um período dedicado a discutir a importância dos cuidados com a saúde mental, uma das áreas mais importantes do ser humano, e que afeta também a saúde física. Além disso, o bem-estar e equilíbrio mental vai influenciar até mesmo na prevenção de doenças.  

O Brasil ocupa hoje uma seleta lista de países com maior índice de pessoas acometidas por problemas psicológicos, segundo pesquisa da USP, divulgada em 2021, o Brasil lidera o maior número de casos de ansiedade (63%) e depressão (59%). Outro grave dado é que a Organização Mundial da Saúde divulgou que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão.  

Para a psicóloga do Hapvida NDI, Ivana Teles, é importante estar atento aos sinais de quando algo na saúde mental não vai bem. “Um choro excessivo, uma raiva constante, um desânimo, algo que acaba desestabilizando os seus sentimentos. E, às vezes, trazem consequência de mudança a nível comportamental. Esses são alguns pontos que é preciso ter cuidado”, alertou. 

A especialista explica que o acompanhamento psicológico é fundamental para equilibrar as emoções e para um melhor autoconhecimento. “Podemos perceber essas alterações a nível comportamental, por exemplo, quando temos preocupações frequentes que afetam o sono, e passamos a ter insônia. Também as alterações a nível alimentar, como comer demais ou comer menos. Prejuízo nas relações, como irritar facilmente, muita tristeza, choro fácil ou buscar isolamento, esses são sinais que podem sugerir problemas emocionais e a importância de buscar a psicoterapia”, esclareceu.  

 

Assessoria do Hapvida