SES realiza webinário de acolhimento para coordenações municipais de Atenção Primária à Saúde na Funesa

Publiciado em 24/02/2021 as 17:42

A fim de dialogar e orientar as coordenações municipais de Atenção Primária à Saúde (APS) sobre os parâmetros gerais de atenção primária, políticas, programas, sistemas e projetos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira, 24, o webinário de acolhimento para coordenações municipais de APS. A ação, que ocorreu na Fundação Estadual de Saúde (Funesa), abordou temas como “Apoio Institucional, Monitoramento e Avaliação”; “PNAB, Previne Brasil e Papel da Coordenação Municipal de APS”; e “E-SUS APS, Imunização e Assistência Farmacêutica”.

Na oportunidade, a gerente de apoio institucional, monitoramento e avaliação da SES, enfermeira e bióloga, Fernanda Barreto Aragão, abordou sobre o ‘Previne Brasil’, modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde vigente desde novembro de 2019. Fernanda discorreu sobre a proposta geral, pilares e estratégias para que os municípios sintam-se apoiados na execução dos processos diários nos territórios. “Fomentamos a pauta para discussão junto às coordenações porque é preciso rever processos de trabalho, qualificar o cadastro da população e pensar nos indicadores de desempenho”, destacou.

Ainda segundo Fernanda, “dessa forma, os municípios conseguem avançar nos processos de trabalho, bem como no aporte mensal que recebem para o custeio da APS. Foi um momento pensado para apoiar as coordenações municipais de Atenção Primária à Saúde, visto que é início de gestão e a SES vai oferecer todo o suporte na execução dos processos que dizem respeito à APS”, afirmou a gerente.

A coordenadora estadual de APS, enfermeira e assistente social, Gildete Maria Carvalho, ressaltou que a ação foi necessária, pois há novos coordenadores na APS. “Queremos munir esses que chegaram e fazer reciclagem com os que já atuam há um tempo. Falamos sobre o papel do coordenador municipal e a importância da integração entre a Vigilância Epidemiológica e a APS, com foco no resultado que podemos ter, com maior eficiência e qualidade da saúde do(a) usuário(a). Estamos conduzindo esses coordenadores para organizar os processos de trabalho na tentativa de mudar a situação de saúde a qual nos encontramos”.

Para a diretora de Atenção Primária à Saúde da SES, Flávia Resende Diniz, o webinário foi uma oportunidade na qual esses gestores, que são coordenadores municipais de APS, tiveram a oportunidade de coletar informações sobre aos eixos prioritários de atuação, como a Política Nacional de Atenção Básica, Imunização, Prontuário Eletrônico, o Previne Brasil, etc. “Foi um momento muito importante para direcionamento dos processos de trabalho a nível municipal, com o apoio e suporte da APS estadual às coordenações municipais”, pontuou.

 

Da ASN