Fevereiro Roxo: Ipesaúde fala sobre diagnóstico e tratamento do Alzheimer

Publiciado em 24/02/2021 as 17:33

Você sabia que é possível que o paciente com Alzheimer tenha qualidade de vida? O neurologista do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Ipesaúde, Felipe Farreira, explica como manter a qualidade de vida do portador dessa patologia e como preveni-la. Além disso, frisa a importância da campanha do Fevereiro Roxo.

O Alzheimer é uma doença neurológica que não possui cura e acomete, principalmente, os idosos. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), cerca de 1,2 milhões de brasileiros são portadores do Alzheimer. Essa patologia desregula alguns neurotransmissores e hormônios do cérebro, causando alterações de memórias e outros domínios da cognição. Ao contrário do que muitos acham, a maioria dos casos do Alzheimer não são hereditários, mas adquiridos. Cabe ressaltar, ainda, que essa patologia não se resume apenas a perda da memória, existe uma variedade de sintomas que levam ao seu diagnóstico.

“As pessoas acham que o Alzheimer é só alteração de memórias, mas na verdade precisa ter alteração em outros domínios da cognição para então fazer o diagnóstico. O paciente tem alteração na linguagem, escrita, leitura e expressão; ele pode ter alterações nas funções executivas; ele pode ter alteração na capacidade viso-espacial; assim como também pode ter alteração no comportamento, às vezes o paciente fica mais apático, agressivo, agitado; pode ter também delírios de perseguição; alteração no sono, às vezes o paciente vai dormir muito ou ter insônia; pode haver alteração na alimentação; outro ponto muito comum, é alteração na sexualidade, uma desinibição, um paciente com hipersualidade, também é uma característica do comportamento”, informa Felipe Farreira.

Muitas das vezes os sintomas de outros quadros clínicos são confundidos com o Alzheimer. Com isso, é necessário que todas essas outras patologias sejam descartadas para então fechar o diagnóstico do Alzheimer, é o que esclarece o neurologista do Ipesaúde. “Para dar o diagnóstico do Alzheimer, a gente precisa descartar outras hipóteses que podem simular a doença. Isto é, outras doenças que mimetizam esta patologia, por exemplo, alteração na tireoide, uma baixa de vitamina, as vezes uma doença neurológica, por exemplo, uma hidrocefalia, um AVC que atinja o lado responsável pelo raciocínio ou pela memória e cause uma isquemia, também pode simular um Alzheimer; um tumor cerebral, também pode se assemelhar; infecções no sistema neurocentral como sífilis e HIV”, discorre Felipe Farreira.

Prevenção

Nem sempre o Alzheimer está atrelado a hereditariedade e sim a hábitos de vida. Sendo assim, é possível preveni-lo. Existem diversas atitudes que atreladas podem prevenir ou retardar o aparecimento dos sintomas da doença. 

“Para prevenir o Alzheimer ou retardar o surgimento dos sintomas é necessário: uma alimentação saudável, balanceada (Dieta do mediterrâneo); praticar atividade física regular (pelo menos 150 minutos por semana); melhorar a qualidade e quantidade do sono; criar uma reserva cognitiva; exercitar o cérebro (adquirir novas informações, ler, aprender uma nova língua, ouvir música, aprender um novo instrumento musical); realizar atividades de lazer; realizar atividades prazerosa e de interação social e evitar o tabagismo e o uso excessivo de álcool”, elenca o neurologista ao destacar que todos esses são fatores modificáveis, ou seja, que podem ser alterados ou acrescentados em uma rotina e que farão toda a diferença na vida da pessoa.

Diagnóstico e Tratamento

Para fechar o diagnóstico do Alzheimer, o neurologista Felipe Farreira explica que é necessário descartar todas as hipóteses de doenças possíveis, realizando diversos exames.

“Primeiro a gente tem que descartar todas as doenças com sintomas semelhantes. Para isso, recomendamos realizar exames de sangue bem completo, exame de imagem do sistema neurocentral, tomografia, ou uma ressonância; fazer exames mais específicos, como uma encefalograma; um exame de colher o líquor, que é o líquido que vai lubrificar o sistema neurocentral; o paciente deve ser avaliado por um especialista, um neurologista; um geriatra e para fazer os testes das capacidades desse paciente, a gente deve fazer fazer uma avaliação neuropsicológica”, informou Felipe Farreira.

Quanto mais precoce o tratamento dessa patologia é iniciado, maior é a chance de melhorar a capacidade desse paciente, evitando que ele fique dependente, além de melhorar a qualidade de vida e reduzir ao máximo a velocidade da evolução da doença.

Para o tratamento do Alzheimer, que oferece ao paciente qualidade de vida, Felipe Farreira ressalta os métodos aplicados. “Existe um leque grande de tratamento, um arsenal muito rico hoje em dia, desde medicações específicas para o Alzheimer, que a gente chama de inibidores da acetilcolinesterase, até antidepressivos, estabilizadores do humor, neurolépticos. Enfim, temos muitas opções que, quando iniciados no momento certo, vão melhorar muito a vida deste paciente e o resultado final deste paciente. É importante lembrar que o tratamento também deve ser multidisciplinar, por vários profissionais, ter sempre o acompanhamento de uma fonoaudióloga, um psicólogo, um fisioterapeuta, enfermagem. Todos esses cuidados somados, também irão contribuir para uma melhor vida desse paciente e para que ele tenha mais tempo convivendo bem”, diz.

Fevereiro Roxo

A campanha do Fevereiro Roxo vem para alertar a população acerca da importância do diagnóstico precoce do Alzheimer, lúpus e fibromialgia. Apesar de serem doenças diferentes, elas carregam uma característica em comum: não têm cura. E a campanha vem justamente para mostrar que quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo o tratamento e consequentemente melhor controlados serão os sintomas.

“É importante a gente fazer essa conscientização, que é uma campanha muito importante. Porque quanto mais cedo a gente fizer o diagnóstico, quanto mais cedo esse paciente buscar ajuda, melhor será o resultado, melhor será o tratamento, melhor será a relação com a família. Então, por isso é uma campanha muito interessante, muito legal essa divulgação e os pacientes são muito beneficiados”, acrescenta Felipe Farreira.

SPA

O Serviço de Pronto Atendimento Dr. Willen Alves Correia (SPA) do Ipesaúde funciona em caráter de urgência e emergência, oferece os serviços de Ortopedia, pequenas cirurgias e estabilização, enfermarias masculinas e femininas e Sala de Observação. Funciona 24h por dia e fica localizado na Av. Desembargador Maynard, S/N, Cirurgia. Importante ressaltar que para urgência pediátrica, os beneficiários do Ipesaúde podem dirigir-se ao Hospital São Lucas. Já para urgência ortopédica adulto, o local é o Hospital Renascença.

 

 

Da ASN