Funesa realiza Oficina de Planejamento Estratégico com gestores

Publiciado em 26/01/2021 as 17:46

Em conformidade com o Planejamento Estratégico do Governo de Sergipe, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) iniciou, na segunda-feira (25), a Oficina de Planejamento Estratégico 2021, junto aos gestores da instituição. A ação consiste na sistematização das diretrizes gerais e padrões de operacionalização do planejamento estratégico da Funesa para o ano de 2021, de acordo com as principais linhas de ação previstas no âmbito da macrogestão para orientar as ações e serviços na área da saúde em Sergipe. A agenda segue até a sexta-feira (29).

De acordo com a referência técnica da oficina, Daniele Castro, a ação tem o objetivo de cumprir com o contrato estatal vigente, revalidar fluxos institucionais e fortalecer a imagem e a identidade da Funesa junto à sociedade, de forma a agregar inovação aos processos de trabalho da instituição.  “O investimento em um projeto de Planejamento Estratégico justifica-se a partir da necessidade de atualização, fortalecimento e alinhamento da Funesa frente ao cumprimento de sua missão institucional e aos desafios de sua identificação junto à sociedade”, explica.

A atividade também busca o exercício de fazer a máquina pública analisar e revisar suas práticas, a partir de dados, indicadores e trajetórias, para aperfeiçoar sua prestação de serviços em termos estratégicos, táticos e operacionais. A coordenadora administrativa e financeira da Funesa, Cláudia Melo, afirma que o planejamento também contribui para a formatação do PAA (Plano Anual de Atividades) 2021. “É importante termos uma organização prévia, com reuniões, oficinas e alinhamentos para alcançarmos resultados positivos. Isso inclui um orçamento mais elaborado, organizado e detalhista”.

Para a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, a participação de todo o quadro gestor da Funesa é fundamental para revisitar o mapa estratégico – com missão, visão e valores –, e fazer os ajustes de acordo com avanços obtidos do ano de 2020, incluindo a criação da Escola de Saúde Pública (ESP/SE), no âmbito da Funesa, e a consequente necessidade de readequar o organograma. “A partir dessa agenda, podemos construir coletivamente o nosso planejamento para o ano de 2021, de forma a nortear todos os nossos processos de trabalho para potencializar ainda mais as nossas ofertas educacionais e os nossos serviços, otimizar todo o trabalho que já é desenvolvido com excelência e fazer as correções necessárias”, frisa.

Lavínia ressalta que, além de olhar institucionalmente e construir todos os planos, “é momento de integrar as áreas, para que olhem para a Funesa como um todo. É uma semana intensa, mas esperamos sair sensibilizados, motivados e que essa ferramenta seja a nossa bússola e eixo norteador para o ano de 2021”.

Metodologia

A oficina se utiliza de uma metodologia baseada na Matriz SWOT ou FOFA, ferramenta para análise de cenário amplamente difundida no âmbito dos processos de autoavaliação institucional e Planejamento Estratégico. A técnica consiste na análise de cenário a partir dos elementos: ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo (oportunidades e ameaças).

Ao final do processo, a equipe deve consolidar o Planejamento Estratégico com o envolvimento dos agentes para a importância e utilidade dessa ferramenta, cuja eficácia se relaciona diretamente à incorporação de práticas de avaliação e monitoramento, sem as quais os ciclos das políticas públicas não se encerram. Trata-se de um investimento no sentido de fortalecer a promoção de uma saúde universal, humanizada e de qualidade no Estado de Sergipe, com o aperfeiçoamento progressivo do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

 

 

 

Da ASN