Prefeitura viabiliza agendamento online de consultas no Portal da Saúde

Publiciado em 13/01/2021 as 08:57
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, lançou em dezembro, o Portal da Saúde e aplicativo ‘Mais Saúde Cidadão’, tornando a rede de Saúde da capital mais eficiente. Até o momento, 6.190 usuários já se cadastram nas plataformas, e 4.588 tiveram o cadastro aprovado.
 
De acordo com o técnico da Diretoria de Inteligência da SMS, Maycon Souza Santana, desde o funcionamento das novas plataformas digitais, 970 consultas com médicos, enfermeiros e odontologistas já foram marcadas, todas de forma direta pelo próprio usuário. 
 
“Otimizando o fluxo de pacientes no espaço físico da unidade, o que favorece a qualidade do atendimento prestado pelos profissionais, o usuário ganha tempo e comodidade para fazer os agendamentos no conforto de casa, seja pelo computador ou pelo celular. Além da praticidade na marcação de consultas, entre as principais facilidades do portal e do aplicativo está à visualização da situação do usuário na espera pela realização de seus exames e especialidades, sem precisar se dirigir até a UBS”, explica.
 
Acesso ao serviço
 
Para ter acesso ao serviço, o usuário pode fazer o cadastro a qualquer momento através do site da Prefeitura. Em até 30 dias, o usuário terá sua documentação validada, para recebimento da senha, que poderá ser enviada via WhatsApp, e-mail ou SMS (para os contatos fornecidos pelo próprio cidadão que preencheu a ficha). Com a senha provisória, o usuário deve acessar o Portal da Saúde, para o cadastramento de uma nova senha que, após alterada, será a mesma utilizada no site e no aplicativo Mais Saúde Cidadão. 
 
Agendando consultas
 
Ao acessar o portal, o usuário visualiza na tela inicial os serviços por categoria. Clicando no serviço de agendamento de consulta, ele abre uma nova página onde deverá selecionar as opções do serviço que deseja. 
 
“Disponibilizamos para o usuário três tipos de agendamento de consulta: uma consulta geral, a qual aparece como "consulta agendada"; "consulta à gestante", e a opção "visita domiciliar". Após a seleção de uma dessas opções, aparecerá automaticamente a UBS ao qual ele está referenciado e, logo abaixo, ele terá a opção de selecionar por qual profissional ele deseja ser atendido. E esse mesmo passo a passo acontece no agendamento pelo aplicativo”, detalha Maycon. 
 
Após essa etapa, o usuário é direcionado para uma nova página, onde terá a opção de escolher o dia e horário que deseja receber atendimento na unidade. Feito isso, basta clicar em ‘continuar’ para visualizar a confirmação do agendamento, clicando na opção ‘concluir agendamento’. Será emitido um comprovante de agendamento, que pode ficar salvo no celular ou computador, ou ser impresso, caso o usuário deseje apresentá-lo na unidade.
 
“Caso o usuário precise mudar a data da consulta agendada, antes de solicitar uma nova data, ele deve solicitar o cancelamento primeiro. Para cancelar ele deve clicar na opção agendada, e quando abrir a janela de cancelamento, o usuário deve selecionar o motivo e confirmar”, enfatiza o técnico. 
 
Acompanhamento detalhado
 
Através do portal ‘Mais Saúde Cidadão’ também é possível visualizar a carteira de vacinação e a lista de espera de pacientes que aguardam liberação de procedimentos. No aplicativo, o usuário também tem acesso a resultados de exames, ao registro dos medicamentos de uso contínuo e os que foram retirados na unidade de saúde, bem como poderá avaliar o atendimento recebido.