Pandemônio na saúde de Lagarto

Publiciado em 29/06/2020 as 14:21

A saúde da população de Lagarto não parece ser prioridade do casal Hilda Ribeiro e seu marido, o deputado Gustinho Ribeiro que comanda a prefeitura da cidade. Eles realizaram uma tentativa de licitar quase sete milhões em aluguel de máquinas e equipamentos, mesmo depois da prefeitura receber da Codevasf várias máquinas provenientes de uma emenda do ex-deputado federal, André Moura a pedido do ex-prefeito Valmir e do deputado estadual Ibrain Monteiro.


Depois o casal contratou pelo menos 24 professores no mês de abril, quando as escolas já haviam sido fechadas e quando não se tem nenhuma previsão de retorno das atividades escolares. A semana passada a cidade estampou os sites de notícias do Estado com mais uma denúncia de irregularidades, com o pretexto do combate a pandemia do Covid-19, a prefeita, Hilda Ribeiro realizou compra direta através de dispensa de itens de higiene, com sabonetes líquidos, máscaras de proteção, álcool em gel para serem distribuídos gratuitamente à população. Os kits contendo esses itens saíram em torno de R$17,17 reais. Em uma rápida pesquisa na internet com os mesmos produtos o valor sairia em torno de R$ 14,60 reais, sem falar que mais uma vez a prefeita preferiu comprar em outro município ao invés de incentivar a geração de emprego e renda na cidade. Foram 25 mil unidades que custaram aos cofres públicos o oneroso valor de 429 mil reais.


Enquanto isso a população lagartense sofre com o aumento de casos de infectados pelo Covid-19, nesta segunda-feira, 29, foram registrados na cidade, mais 35 casos da doença. Hoje Lagarto tem 524 casos confirmados, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde de Sergipe (SES). O município também apresenta um dos piores índices de isolamento entre as cidades sergipanas, isso se deve à falta de planejamento da atual gestão e de um trabalho mais eficaz em alertar à população sobre a necessidade do isolamento social.

 


Por Herieta Schuster